O Cadastro da Pessoa Física (CPF) é um dos principais registros dos brasileiros. Atualmente, ele é gerado ainda na certidão de nascimento e segue em vigência até o óbito do cidadão. Desse modo, o cadastro está envolvido em todas as áreas que uma pessoa pode ingressar, inclusive na financeira.
Neste caso, com o consumidor está com o CPF irregular devido a dívidas, pode resolver a situação, resumidamente, seguindo estes três passos: descobrir o motivo da negativação, conferir como quitar a dívida e realizar a negociação. Veja como realizar esses procedimentos a seguir.
São três as entidades principais que cadastram os consumidores que estão com o nome sujo, sendo a Serasa, Boa Vista SCPC e o SPC Brasil. Cada uma delas possui informações de determinadas empresas, neste sentido, a consulta deve ser realizada em todos os canais disponíveis.
Para limpar o seu nome é necessário pagar a dívida, ou seja, fazer a regularização do débito. A primeira opção é procurar diretamente os estabelecimentos que estão com dívidas para fazer a negociação.
Outra opção é utilizar serviços específicos, como o Serasa Limpa Nome, que apresenta opções exclusivas para quitar suas dívidas. A Serasa está promovendo uma campanha com parcelamento de dívidas sem juros, desde o mês de agosto.
O Feirão Limpa Nome ficará aberto até o dia 23 de dezembro de 2022, prevendo negociações em mais de 260 empresas. O procedimento pode ser realizado em poucos passos. Veja como abaixo:
Por fim, cabe salientar que as negociações poderão ser feitas durante todo o período da campanha. Caso a empresa com a qual você tenha alguma dívida não esteja na lista da Serasa, consulte outro dia para verificar se já foi incluída. lista será atualizada com frequência.