Empreendedorismo

Pró-labore no Empreendedorismo

Pró-labore do empreendedor

Já falamos sobre a importância de separar a sua pessoa física da sua pessoa jurídica, inclusive nas finanças. Todavia, é importante que o empreendedor entenda todos os processos pertinentes a gestão do negócio, incluindo o pró-labore.

Pró-labore é uma maneira de remunerar os sócios de uma empresa. Sendo um valor pago como se fosse um salário, e essa separação é fundamental na saúde financeira de uma empresa.

Importante para todas as empresas

Independentemente do tamanho da empresa, é importante que seja estabelecido um valor de pró-labore, uma vez que esse valor financia as despesas pessoais dos sócios.

A forma de calcular esse valor é variável, podendo ser fixa, ou ainda baseada num percentual do lucro líquido mensal. Ainda há a opção de estabelecer esse valor de pró-labore de acordo com a função exercida por cada sócio.

Como determinar o valor do pró-labore?

Para determinar o valor de pró-labore da sua empresa, primeiramente deve ter o domínio de suas finanças pessoais, sabendo os valores necessários para a manutenção do seu estilo de vida.

Caso entenda que o fluxo de caixa da sua empresa ficará prejudicado se retirar esse valor, cabe fazer um planejamento para aumentar suas vendas.

O seu fluxo de caixa comporta seus gastos pessoais?

Caso o seu fluxo de caixa comporte o seu pró-labore, ou dos seus sócios, determine uma data para essa retirada. Contudo, não retire valores da empresa fora desse dia determinado.

Essa separação é fundamental para o sucesso financeiro da empresa. Sendo assim, determinar o pró-labore é uma forma de organizar as finanças de uma empresa. Por isso essa maneira de organizar as finanças não deve ser ignorada dentro empreendedorismo.