Um tema cada vez mais recorrente e atual é a privatização de empresas do setor público para o privado. Ou seja, o Estado deixa de gerenciar determinada instituição, passando-a para uma empresa privada.
Além disso, o termo privatização pode ser empregado quando ocorre a transferência do controle das ações de uma empresa pública para uma instituição privada.
A saber, a privatização pode ocorrer em uma empresa, investimento ou em um terreno. No Brasil, elas começaram a ocorrer nos anos 80 por meio da Comissão Especial de Privatização.
Desse modo, separamos alguns documentários atuais sobre o tema privatização para ajudá-lo na preparação para o Enem e demais vestibulares do país.
Ademais, estudar por meio de documentários se tornou uma maneira alternativa na preparação para as futuras avaliações. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre!
Selecionamos dicas de documentários críticos à privatização de empresas públicas, acompanhe!
O filme busca esclarecer a lógica da política em uma época marcada pelo crescente enfraquecimento do Estado brasileiro.
A crescente corrente sobre uma visão de Estado mínimo, tal qual a venda de ativos públicos para iniciativa privada e o ônus obtido por meio de políticas de desestatização por meio de imagens.
O documentário busca estabelecer um paralelo entre as experiências chilenas e brasileiras para tratar o acesso das populações à água do planeta, explorando questões ambientais e econômicas através da disputa pela propriedade da água, que irá apontar o futuro da Terra.
A saber, no Chile a água foi privatizada no começo dos anos 80. O filme demonstra como a província de Petorca, que fica a cerca de 200 km de Santiago, possui águas controladas pela iniciativa privada e como os pequenos agricultores têm sido levados à ruína.
O documentário mostra como boa parte das cidades do Amapá, durante a pandemia da Covid-19, enfrentou os problemas no fornecimento de energia elétrica, atingindo o abastecimento de água, serviços de telefonia e internet.
Além disso, a grande dificuldade em comprar alimentos, entre tantos outros problemas. O apagão aconteceu por conta de um incêndio que destruiu um transformador que fornecia boa parte da energia para o Amapá.
Ademais, o documentário visa demonstrar uma sucessão de problemas oriundos desde a privatização da concessionária de energia elétrica no Amapá.
E então, gostou das dicas de documentários sobre privatização?
Não deixe de ler também – Setores da Economia: Entenda para estudar para concursos e vestibulares.