Privatização da Eletrobras é confirmada para 2021

Presidente da Eletrobras confirma privatização da empresa no ano que vem.

Na última sexta-feira (29), Wilson Ferreira Júnior, presidente da Eletrobras, afirmou ao jornal “O Globo” que a privatização da empresa deve acontecer em 2021. Segundo o presidente, o projeto de lei que autoriza a venda deve ser aprovado no Congresso ainda no segundo semestre deste ano.

“A única forma de o governo amenizar rapidamente os efeitos (da pandemia), principalmente de dívida, é com as privatizações, que vão fortalecer o equilíbrio econômico-financeiro das contas públicas”, defende.

O valor da companhia foi prefixado em R$ 16 bilhões, porém, o governo ainda deve fazer uma nova avaliação para definir o valor das ações para a operação de capitalização. O executivo afirma que, após a crise, os capitais estrangeiros estarão interessados em projetos com mais atividades econômicas que gerem emprego e renda.

“A Eletrobras é uma empresa listada nas bolsas de Brasil, Estados Unidos, e Europa. E esse mercado volta mais rápido pós-crise e olhando a sua perspectiva econômica futura. Não tenho dúvidas que a Eletrobras é um ativo para atrair investidores do mundo inteiro.”

Ainda, Ferreira Júnior afirmou que até o fim do ano espera que a Eletrobras escolha um parceiro estrangeiro para a conclusão das obras da usina nuclear de Angra 3. Estima-se que sejam precisos R$ 15 bilhões para finalizar a obra que se encontra parada há cinco anos, estando 60% concluída.

Em junho deste ano, o conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) fará a análise do modelo elaborado pelo BNDES para a conclusão da usina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.