Empreendedorismo

Principais erros que tornam um vendedor ruim

Ao aguentar um vendedor ruim no trabalho, você deve saber que as coisas podem ser revertidas e que você pode ajudar a influenciar a mudança positiva nos resultados desse profissional. Por isso que hoje, indicaremos os principais erros que tornam um vendedor ruim.

Permanecendo contra a crença de muitas pessoas, ser um bom vendedor depende muito mais da sua dedicação ao estudo do que à força de ter “nascido” com algumas características como boa comunicação.

O primeiro passo em direção a esse objetivo é familiarizar-se com os erros mais comuns cometidos por um fornecedor ruim. Dessa forma, você pode evitar cometer esses erros e maus hábitos.

Como resultado, o vendedor aumenta suas chances de fornecer uma experiência de compra positiva e fazer mais vendas.

Principais erros que tornam um vendedor ruim

Para começar, compilamos uma lista dos erros mais comuns cometidos por um vendedor ruim, os explicamos e fornecemos exemplos de como evitá-los. Confira!

Fale menos e ouça mais

É errado associar um bom vendedor com quem é fluente em inglês, sabe articular suas ideias com a “lábia perfeita” para convencer o cliente a fazer uma compra. Esta atitude não é mais ideal à luz do estado atual do mercado, onde os consumidores têm acesso fácil a uma abundância de informações por meio de mecanismos de pesquisa como o Google.

Na verdade, as empresas modernas que almejam posicionamento e liderança no mercado sabem que um profissional de vendas precisa saber ouvir bem para ter sucesso.

Para a comunicação ser eficaz, é crucial obter informações sobre as necessidades, dores, problemas mais urgentes do cliente e como todos eles se relacionam com os resultados desejados.

Erros que tornam um vendedor ruim- Reprodução Canva

Estar sempre tentando acelerar as vendas

Todos sabemos que os vendedores têm metas a serem alcançadas, mas forçar um lead que ainda não está pronto para dizer “sim” é como dar um tiro no próprio pé.

Neste caso, existe chance muito maior de chocar um cliente do que de convencê-lo a comprar um serviço ou produto que ele não tem certeza de que precisa.

Assim, implemente soluções que o ajudarão a encurtar o ciclo de vendas alimentando os leads com mais eficiência, mas você não deve tentar forçar uma venda para alguém que ainda não está pronto para fazê-la.

Um relacionamento que teria sido bem-sucedido a longo prazo pode ser condenado por uma experiência ruim.

Focar as vendas somente na comissão

A principal falha de um vendedor ruim é focar apenas em ganhos financeiros. Embora a compensação financeira seja obviamente importante, não deveria ser o que motiva o trabalho em primeiro lugar.

Em vez de se preocupar com o dinheiro que virá com a venda, sua principal preocupação deve ser ajudar o cliente a resolver seu problema e conseguir o que precisa agora.

Dito de outra forma, a lógica é simples: se você quer ganhar mais dinheiro, preste um serviço excepcional aos seus clientes.

Um dos maiores erros que um vendedor pode cometer é fazer com que a ansiedade do cliente pareça real. Por fim, tal conduta demonstra desespero para fechar uma venda e desconsidera o tempo e a preferência do cliente.

Ser impaciente no processo de vendas

Uma das características negativas que leva um mau vendedor a desistir cedo demais é a impaciência. Não estamos sugerindo que a agressividade seja a resposta apropriada aqui, mas é importante reconhecer quando é hora de recuar.

Existe uma linha muito tênue entre desistir quando ainda há chance de fechar a venda e manter um negócio fadado ao fracasso. O ônus recai sobre o vendedor para avaliar a gravidade da situação e decidir se deve ou não seguir em frente.

Não estar familiarizado com o produto, mercado ou cliente

Como um vendedor pode apresentar uma solução a um cliente em potencial se não conhece os pontos de venda exclusivos do produto, o mercado na totalidade e o próprio cliente?

Portanto, a falta de conhecimento é uma das deficiências de um fornecedor ruim.

Portanto, se você deseja fornecer atendimento ao cliente de primeira linha, deve começar aprendendo tudo o que puder sobre o produto ou serviço que venderá.

Realize uma análise comparativa dos principais concorrentes do mercado para fornecer respostas perspicazes aos compradores e enriquecer seu discurso de vendas.

Tendência de transferir a culpa quando as coisas dão errado

Embora erros e problemas sejam inevitáveis, revelam a falta de profissionalismo quando um vendedor se recusa a assumir a responsabilidade por suas ações e, em vez disso, coloca a culpa nos outros.

Por fim, para o cliente, o que importa é que resolva o problema, não quem cometeu o erro. Dessa forma, assuma a responsabilidade e não tente empurrar a resposta para outra pessoa. Se o erro foi seu, prometa corrigi-lo o mais rápido possível.