Saúde e Bem Estar

Quais os principais desafios para o home office?

Saber quais os principais desafios para o home office é um passo importante na carreira de quem deseja trabalhar só de casa. Afinal, isso lhe dará subsídios para se preparar para as adversidades dessa modalidade de trabalho, viabilizando uma rotina mais saudável e equilibrada.

Para isso, convidamos você para acompanhar este texto até o fim. Continue lendo e saiba mais!

Quais os principais desafios para o home office?

Os principais desafios para o home office envolvem a organização da rotina de trabalho, e até mesmo a cooperação das pessoas que convivem com você. Saiba mais:

1- Ambiente inadequado para o trabalho

O ambiente de trabalho precisa ser adequado para a sua função. Embora saibamos que nem todo mundo tenha um espaço específico para o home office, é primordial eleger um cantinho da casa que sirva para desempenhar as tarefas de trabalho.

Caso contrário, você poderá se instalar em locais diferentes, ao longo dos dias, e que acabem lhe provocando:

Portanto, analise um ambiente que possa ser adequado e já o eleja como o seu ambiente de trabalho.

2- Interrupções da família

Infelizmente, nem todo mundo compreende a importância do espaço para o trabalho. Assim, alguns familiares podem passar dos limites, conversando o tempo todo e interrompendo as suas atividades.

Esse é um dos principais desafios para o home office que, para muita gente, é o mais difícil de contornar. Porém, é preciso ser firme com a sua família. Mostre que você precisa de espaço, coloque o seu fone de ouvido e peça para ser acionado só em casos urgentes.

3- Dificuldade para separar o trabalho da “casa”

Algumas pessoas relatam ter uma certa dificuldade de separar o ambiente de trabalho com o dia a dia em casa, afinal, as duas coisas acontecem praticamente no mesmo ambiente.

Porém, é fundamental que você mesmo se eduque quanto a isso. E, inclusive, aqui voltamos para o fato de que ter um ambiente fixo de trabalho é importante. Pois assim você sente que está “indo ao trabalho” toda vez em que se dirige até ele.

4- Falta de contato social

A falta de contato social, para alguns, pode ser algo interessante. Mas, para outros, pode ser algo muito ruim e que torna o dia maçante, cansativo e menos empolgante.

Sendo assim, se para você um dos principais desafios para o home office é justamente não ter contato social, comece a pensar em estratégias que viabilizem essa demanda.

5- Ambiente com muitas distrações

O ambiente caseiro pode promover muitas distrações durante o trabalho.

Por exemplo, um dia de sol pode fazer com que você queira lavar uma roupa; a sua filha brincando pode chamar a sua atenção; o seu cachorro pode tirar o seu foco; e assim por diante.

Dessa maneira, é muito importante estabelecer limites plausíveis que freiem esse tipo de coisa. Além disso, é preciso incluir pausas ao longo do dia de trabalho, para justamente descansar a mente e aproveitar as distrações do lar.

 

E você? Quais desses desafios para o home office já sentiu na pele? Conta para gente nos comentários! 🙂