O primeiro dia de trabalho tende a ser o que mais provoca ansiedade e até mesmo “medo”. Muita coisa nova está por vir, novos desafios vão aparecer em sua carreira e você estará diante de um cenário que, querendo ou não, nunca foi vivido (mesmo que você tenha trabalhado em uma empresa concorrente antes).
Tudo é novo. E como tudo é novo, os seus comportamentos também devem ser como tal. Mas, como se comportar no primeiro dia de trabalho? O que levar em conta? Quais cuidados ter? Acompanhe nosso conteúdo e entenda!
Antes de qualquer coisa, saiba que você não deve tentar transparecer ser quem não é. Não existe segredo de como se comportar no primeiro dia de trabalho que não leve em conta essa premissa.
Afinal, se você fingir ser outra pessoa (por exemplo, super extrovertida, enquanto você é tímido), cedo ou tarde as pessoas perceberão que você não estava agindo naturalmente, e isso poderá ser “feio” e desgastará a sua imagem.
Portanto, considere que as nossas dicas são um direcionamento de boas práticas, e não um molde de comportamento ideal, ok?
Dito isso, vamos às dicas:
Ser pontual é diferente de ser adiantado. Tanto o atraso, quanto o adiantamento, podem ser vistos com maus olhos. Pois pare e reflita: se você chegar uma hora antes, passará a imagem de que está extremamente ansioso ou, na pior das hipóteses, é desocupado. Por isso, 10 minutos de antecedência é o ideal.
Não chegue na empresa sem saber ao certo todos os serviços que ela oferece, principalmente se você corre o risco de ficar sozinho diante de um cliente, logo na primeira semana. Desse modo, estude todas as características do negócio que você está trabalhando e esteja por dentro de tudo, mesmo que superficialmente.
A sua imagem pessoal é muito importante, especialmente no primeiro dia de trabalho. Cuide bem da higiene, dos cabelos, use roupas limpas e não amassadas, enfim. No caso de pessoas que gostam de maquiagem, cuidado para não aplicar demais e ficar com um aspecto chamativo, ok?
Apresente-se para os seus colegas de trabalho na oportunidade apropriada, e procure conversar de maneira cordial, sem exagerar na intimidade. Você não deve ser uma pessoa muito invasiva, mas deve sempre conversar de maneira sucinta, porém, atenciosa.
No primeiro dia de trabalho você pode se sentir um pouco “perdido”, o que é bastante comum. No entanto, cuidado para não “grudar” em uma pessoa. Tente sempre dar o espaço adequado ao outro e, no caso de dúvidas, que tal perguntar mais de uma coisa de uma vez, ao invés de chamar o outro a cada 5 minutos?
Não fique tentando impressionar o seu chefe ou os seus colegas de trabalho. Por isso, evite sair muito mais tarde do que o seu horário de trabalho e faça as atividades que lhe competem. Tentar impressionar demais pode criar uma carga de tarefas sobre você que, na realidade, ninguém lhe solicitou.
Gostou das dicas? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude um amigo em um emprego novo! 😉