É possível que uma empresa atue de forma eficiente na previsibilidade das vendas, ainda que o mercado seja volátil.
Por isso é fundamental que as empresas atuem de forma planejada através do estudo de mercado, bem como sobre o comportamento de compra do cliente.
Sendo assim, é possível que a empresa obtenha uma previsibilidade nas vendas de forma eficiente. No entanto, é preciso que a gestão faça acompanhamentos constantes.
Todavia, pode ser um desafio atuar antevendo demandas do mercado, visto que o mercado está em constante mudança.
Certamente a previsibilidade nas vendas possui uma margem de erro. Uma vez que há alterações de fatores externos que implicam na sua previsibilidade, como: feriados, catástrofes, pandemias como essa que estamos vivenciando, dentre outros fatores.
No entanto, há ferramentas no mercado que podem indicar a projeção de previsibilidade de suas vendas, considerando as médias da sua empresa.
As práticas esperadas do mercado são variáveis, no entanto, além das estatísticas oriundas das métricas, a empresa pode atuar com pesquisas.
Ao passo que essas pesquisas sejam feitas referentes ao mercado e ao cliente, trazendo informações complementares para a previsibilidade das vendas.
Por isso, para atuar com a previsibilidade de vendas requer que a gestão faça pesquisas assertivas, compare as vendas de anos anteriores. Mas considere as mudanças do mercado e a aderência ao seu produto ou serviço no mercado. Uma vez que as necessidades dos clientes estão em constante mudança.