Vamos falar de previsão do tempo? Como está o clima sua região? Com um calor meio fora de época, está com medo dos temporais?
Enfim, vamos abordar com detalhes o que está previsto para o mês de junho.
Boa leitura!
O ar muito seco e as temperaturas acima do normal ainda vão predominar sobre o Brasil nesta quinta-feira (13).
Aliás, alguns estados do Sudeste e do Centro-Oeste e do Nordeste podem entrar novamente em situação de alerta, em algumas horas do dia, por causa dos níveis de umidade do ar extremamente baixos.
Ainda mais, as condições para a chuva continuam concentradas no extremo norte do país e também em áreas próximas do litoral do Nordeste e no extremo norte do Brasil.
Nesta sexta-feira (14), uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e volta a chover na fronteira com o Uruguai.
Esta frente fria e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, vão gerar nuvens carregadas durante o fim de semana que vão provocar chuva forte sobre o Rio Grande do Sul.
Assim, algumas áreas de Santa Catarina e também o Sudoeste e o sul/sudoeste do Paraná poderão ter um pouco de chuva no próximo domingo.
Agora acompanhe um resumo da previsão do tempo para cada região do Brasil nesta quinta-feira (13).
A Região Sul do Brasil tem mais um dia com um sol forte, poucas nuvens e sem condições para chuva.
Atenção: uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (14), e a fronteira com o Uruguai volta a ter pancadas de chuva. Por isso, há risco de chuva forte no Rio Grande do Sul durante o fim de semana.
Será mais um dia ensolarado e quase sem nuvens na maioria das áreas da região Sudeste do Brasil.
Há possibilidade de geada nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.
A grande forte massa de ar seco que continua atuando sobre o Brasil mantém a umidade do ar baixa também na região centro-oeste do país. Esta quinta-feira será mais um dia ensolarado e sem condições para a chuva nesta região.
Apesar das temperaturas relativamente amenas ao amanhecer, o ar aquece rapidamente e a tarde será quente e seca.
Vale destacar que os estados de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso vão ficar entre as áreas mais secas do Brasil nesta quinta-feira (13), podendo registrar índices de umidade relativa do ar um pouco abaixo dos 20%.
A previsão do tempo indica que o mês de junho é uma época de aumento da chuva na costa leste do Nordeste. Dessa forma, chuvas fortes são comuns em capitais como Salvador, Aracaju, Maceió e Recife.
Inclusive, nesta quinta-feira (13), o litoral leste do Nordeste será uma das poucas áreas com chuva frequente no Brasil.
A saber, o dia é de alerta para temporais no litoral dos estados de Sergipe e de Alagoas, inclusive nas capitais Aracaju e Maceió.
Em complemento, o litoral sul da Bahia e a faixa litorânea de Pernambuco até o Rio Grande do Norte ficam em atenção para as chuvas moderadas a fortes e que podem ter raios.
A região de Salvador deve ter chuva moderada. Pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes também podem ocorrer no litoral do Maranhão.
O litoral e o centro-norte do Ceará, o Agreste da Paraíba, o interior de Pernambuco, de Sergipe, de Alagoas e também o centro-oeste e o norte da Bahia podem ter algumas pancadas de chuva nesta quinta-feira (13), mas de fraca intensidade e de forma isolada.
Por fim, todas as outras áreas da região Nordeste passam esta quinta-feira com bastante sol e pouca nebulosidade.
O extremo norte do Brasil continua com bastante umidade e as pancadas de chuva ainda são frequente. A zona de convergência intertropical colabora para manter as condições para a chuva no estado do Amapá.
Nesta quinta-feira, o Amapá e o estado de Roraima passam o dia com pancadas de chuva a qualquer hora. E veja, há risco de temporais.
No extremo oeste do Acre, no oeste e no norte do Amazonas e no norte do Pará, o sol aparece em grande parte do dia, mas também ocorrem pancadas de chuva com raios que podem ser moderadas a fortes.
Para concluir, as demais áreas do Norte do Brasil estão dentro da grande massa de ar seco que predomina sobre o país e continuam com sol forte e pouca nebulosidade. No Tocantins, no sul do Pará e também em Rondônia, os níveis de umidade do ar podem baixar para valores em torno dos 30% nas horas mais quentes do dia.
Fonte: Clima Tempo