Saúde e Bem Estar

Como prevenir o burnout nas empresas?

Para prevenir o burnout nas empresas é necessário lançar um olhar atento para o que acontece à sua volta.

Verificar o desempenho do time, acompanhá-lo de perto e ficar de olho nos sinais de que algo não vai bem são algumas das ações que podem ajudar nessa empreitada.

A seguir, destacamos outras considerações importantes sobre o tema. Acompanhe-nos.

Como prevenir o burnout nas empresas?

Existem medidas que auxiliam na hora de prevenir o burnout nas empresas. No entanto, isso não quer dizer que essas ações impedem que o burnout aconteça. Por isso, esteja sempre atento aos sinais, a fim de oferecer uma atmosfera de trabalho mais saudável para os seus liderados.

Vamos juntos pensar em alternativas? Confira:

1. Faça um planejamento saudável com a equipe, delegando adequadamente

Um bom planejamento é crucial na hora de prevenir o burnout nas empresas. Muitas vezes, os colaboradores se sentem sobrecarregados pois o planejamento está inadequado, com uma carga de trabalho que ultrapassa os limites de cada um.

Portanto, faça um planejamento saudável com o seu time. Converse sobre prazos saudáveis e metas que podem, de fato, ser atingidas. Delegue de acordo com as habilidades e o desenvolvimento de cada um. Tudo isso, com o tempo, auxilia na construção de uma jornada de trabalho mais saudável.

2. Incentive os cuidados com a saúde mental e física

Incentivar o autocuidado também pode ajudar a prevenir o burnout nas empresas. Fale sobre a importância da atividade física, crie, inclusive, possibilidades de bonificação, se possível for. Por exemplo, que tal oferecer um bônus para os colaboradores que vão trabalhar a pé ou de bicicleta?

Além disso, fale sobre a importância de cuidarmos da saúde mental. Ofereça palestras, eventos, informativos, etc. Tudo isso pode ajudar na hora de o colaborador compreender quais medidas o auxiliam em sua saúde.

3. Ofereça rodas de conversa sobre burnout

As rodas de conversa também são bem-vindas, especialmente quando o assunto é o burnout. Para isso, convide profissionais da área da saúde mental para que apresentem pontos importantes sobre a temática, visando a conscientização e a melhor organização das tarefas diárias.

4. Fique atento aos sinais de burnout na empresa

Fique de olho naqueles sinais que possam apresentar o início ou o agravamento de situações de burnout. Esteja por perto dos seus liderados e considere sinais como:

  • Faltas e atrasos.
  • Procrastinação.
  • Cansaço excessivo.
  • Reclamações recorrentes.
  • Humor deprimido.
  • Falhas e equívocos constantes.
  • Atrasos nos prazos.
  • Entre outros sinais.

5. Esteja próximo dos seus liderados, auxiliando-os

Para finalizar, lembre-se de que uma das ações para prevenir o burnout nas empresas é justamente se manter próximo dos liderados. Esteja por perto, tire dúvidas, mostre estar presente nas situações mais difíceis, auxiliando e direcionando o time. Tudo isso poderá ajudar a criar uma atmosfera de trabalho mais sadia e efetiva.

Pense sobre isso e comece, junto com todos os envolvidos, a criar uma rotina de trabalho que preserve a saúde mental de todos. Assim, quem sabe, torna-se possível criar um trabalho mais digno para todo mundo!