A partir da próxima segunda-feira (28), a Prefeitura de São José dos Campos iniciará as inscrições para um concurso público. O certame será voltado ao preenchimento de 26 posições de professor na rede de ensino municipal.
O concurso abarca 10 vagas para docentes da categoria P1. Essa categoria é responsável pelo ensino na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, tanto no currículo padrão quanto na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, são ofertadas mais 16 vagas para profissionais da categoria P2. Este professor desempenhará suas funções em escolas de ensino fundamental a partir do 6º ano, assim como nos anos finais da EJA.
O processo seletivo destinado à categoria P2 buscará candidatos para as disciplinas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, artes, educação física e inglês. As inscrições devem ser realizadas no site da FGV, a empresa encarregada da organização do concurso, até às 16h do dia 5 de outubro.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 98,80. Ademais, as solicitações da isenção dessa taxa podem ser feitas até às 16h da quarta-feira subsequente (30).
O processo seletivo será conduzido em três fases distintas: prova de múltipla escolha, redação e análise de títulos. Conquanto, será destinada uma parcela de 5% das vagas a pessoas com deficiência.
A prova objetiva, de natureza eliminatória e classificatória, acontecerá em 17 de dezembro de 2023, das 13h às 18h, sendo que os portões serão fechados às 12h30.
A compensação financeira oferecida para os selecionados é de R$ 22,11 por hora/aula. Mas, ainda há o HTC (Hora de Trabalho Coletivo), obrigatório e equivalente a 20% do vencimento básico.
Os editais de concursos públicos estipulam os seguintes requisitos:
O curso de Magistério é um programa de ensino médio que capacita os graduados a ministrarem aulas nas séries iniciais. Isso, sem a necessidade de possuírem uma graduação superior em licenciatura na área de conhecimento.
Até 1996, existiu o curso de Licenciatura Curta, também conhecido como Magistério. A duração era de 180 horas, que habilitava os diplomados a lecionarem no ensino infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries).
Aqueles que concluíam a Licenciatura Curta não eram obrigados a prosseguirem para uma Licenciatura Plena. No entanto, com o término dos cursos de Licenciatura Curta, todos os programas na área de Licenciatura passaram a ser considerados como Licenciatura Plena. Portanto, indivíduos com diploma em Licenciatura Plena têm permissão para ministrarem aulas para o ensino fundamental II (do 5º ao 9º ano) e também para o ensino médio.
As atribuições do professor de educação básica I incluem conduzir o processo de alfabetização de alunos do 1º ao 5º ano. Para isso, deve ser utilizada abordagens lúdicas, como jogos, pinturas, desenhos e passeios. Além disso, o profissional pode estar envolvido na educação especial e na educação para jovens e adultos.
Já as responsabilidades do professor de educação básica II envolvem ampliar o trabalho realizado na educação básica I. Isso significa que ele deverá:
As disciplinas abordadas para o concurso incluem: