A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro confirmou o reajuste de 5,35% para os servidores públicos da capital fluminense. Este saldo será válido para os trabalhadores ativos, inativos e pensionistas da gestão municipal. O reajuste anual será aplicado sobre a folha de dezembro de 2022, pago em janeiro de 2023.
“O percentual de reajuste anual de que trata o caput incidirá sobre os vencimentos, incluídas as vantagens pessoais de qualquer natureza, tais como gratificações por pontos e jetons”, diz o texto. A gestão publicou a decisão no Diário Oficial do Município na tarde desta última quinta-feira (15).
Vale frisar que este percentual de 5,35% de reajuste acabou sendo menor do que o esperado por boa parte dos servidores. Em entrevistas recentes, o prefeito Eduardo Paes (PSD) chegou a dizer que o aumento anual ficaria na casa dos 6%. Contudo, no final das contas, o reajuste ficou um pouco abaixo desta estimativa.
A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro também divulgou o calendário de pagamentos do primeiro semestre do ano de 2023. Em regra geral, a ideia é liberar o saldo sempre nos segundos dias úteis de cada mês. Confira abaixo:
Tomando como base as informações mais recentes da Prefeitura do Rio de Janeiro, é possível dizer que 121.784 servidores ativos da administração direta e das fundações e autarquias poderão receber o saldo. Além deles, entram na conta também os 89.058 trabalhadores inativos e pensionistas.
Nesta semana, a prefeitura do Rio de Janeiro confirmou novos detalhes do Programa Especial de Financiamento Imobiliário Previ-Rio. Trata-se de um projeto que cria uma espécie de carta de crédito para os servidores públicos municipais.
A ideia é que todos os trabalhadores possam se habilitar para comprar imóveis dentro da área de abrangência do Reviver Centro com condições diferenciadas de pagamento.
“Ao menos 60% das unidades nos empreendimentos que aderirem ao programa serão priorizadas para os mais de 100 mil servidores municipais. O projeto quer fomentar a demanda por empreendimentos e ampliar a oferta de moradia na área do Centro, além de promover a melhoria na qualidade de vida do funcionário público”, diz o documento da prefeitura.
Além dos trabalhadores da área municipal, os servidores públicos do governo do estado do Rio de Janeiro também já podem saber quanto ganharão de reajuste. Segundo as informações oficiais, o aumento será de 5,9%.
O governador Cláudio Castro (Republicanos) confirmou que o reajuste vai começar a valer a partir do mês de janeiro. Assim, os trabalhadores começam a receber os valores com os devidos aumentos apenas a partir de fevereiro de 2023.
“Toda vez que o Estado não faz a recomposição salarial, na prática há uma redução no salário do servidor, porque houve inflação em todos os itens. Essa recomposição é fundamental para manter o poder de compra dele. O servidor é muito importante para o governo e para a economia do Rio de Janeiro”, declarou o governador Cláudio Castro.