A Prefeitura Municipal de Jacobina/BA abre novo edital de concurso público que tem por objetivo preencher 17 vagas para o cargo de agente de trânsito, função que exige ensino médio completo e oferta salário de até R$1.497,00.
Haverá ainda, conforme o documento publicado, formação de cadastro reserva, para contratação conforme necessidade da administração.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até o dia 14 de junho de 2022, exclusivamente no endereço eletrônico oficial da banca organizadora do Instituto IDCAP. O valor da inscrição está fixado em R$80,00.
Os candidatos serão avaliados mediante provas objetivas (caráter classificatório e eliminatório) com 40 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos; teste de aptidão física; mais exame psicológico. As avaliações serão realizadas no dia 3 de julho de 2022.
O concurso é válido por 24 meses, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração.
São deveres dos Agentes de Trânsito do SMTT: I – Cumprir e fazer cumprir, com exclusividade, as normas estabelecidas na Legislação de Trânsito, por meio do poder de polícia administrativa de trânsito, no âmbito da circunscrição do Município de Jacobina e de acordo com as competências definidas no Código de Trânsito Brasileiro (lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997); II – Atuar rotineira e sistematicamente com exclusividade na fiscalização, orientação e controle do trânsito, com o objetivo de proporcionar a livre circulação de bens, pessoas e veículos no Município de Jacobina; III – Observar rotineiramente as condições operacionais e físicas das vias do Município de Jacobina, especialmente quanto ao aspecto da segurança, trafegabilidade e fluidez das mesmas; IV – Observar as condições operacionais e físicas dos equipamentos de sinalização e de outros que, direta ou indiretamente, interfiram no desempenho e segurança de veículos e pedestres; V – Acompanhar, orientar e ordenar, em campo, o desempenho das principais vias urbanas, especialmente nos horários e situações críticas; entre outras atividades.