O primeiro passo para compartilhar vídeos ou transmissões ao vivo na plataforma de compartilhamento de conteúdo do Google, o YouTube, é criar um canal. Por isso que hoje, nós vamos dizer se precisa abrir empresa para ter canal no Youtube.
Em primeiro lugar, saiba que o site oferece dois tipos de canais: o pessoal, vinculado diretamente à conta do usuário, e o profissional ou marca que oferecem funcionalidades adicionais para fins comerciais. Não importa que tipo de canal você acha que seria melhor, pois, configurar um é muito fácil.
Neste artigo, você aprenderá como configurar um canal pessoal. Assim como, saberá fazer a configuração de um canal para sua empresa ou marca.
O YouTube normalmente permite apenas um canal pessoal por conta do Google. Se você quiser mais de um, precisará se inscrever em quantos serviços do Google precisar.
De um modo geral, um canal pessoal é usado mais como um repositório de informações e preferências do usuário. Todavia, saiba que o uso pode se estender para caráter profissional.
No entanto, ele está disponível apenas para o usuário individual e não para equipes ou administradores, como é o caso das contas comerciais. Para ter uma conta pessoal, é preciso seguir estes passos:
A hora é agora. Então, seu próprio canal pessoal do YouTube já está configurado e conectado à sua conta.
Se você já possui um canal pessoal no YouTube, pode vinculá-lo à sua conta principal para criar um canal profissional. Aliás, você pode ter vários, cada um focando em um tópico diferente e seguindo seu próprio conjunto de regras para compartilhamento de conteúdo.
Ao contrário de um canal pessoal, um canal profissional permite atribuir funções de propriedade e administração a pessoas específicas. Ou seja, atribuir a elas, permissões específicas que descrevem o que essas pessoas podem ou não fazer.
Para criar um canal profissional no YouTube, é preciso:
Em ambos os casos, é crucial que o usuário preste muita atenção a detalhes como título, nome, descrição e informações de contato do canal. Logo, se quiser que o canal seja atraente para os espectadores e possíveis parceiros de negócios, tenha bastante cuidado ao configurar essas informações.
Na verdade, depende. Pois, para qualquer tipo de canal no YouTube que tem intenção de monetizar, é preciso, sim, abrir empresa. Uma vez que, se houver lucratividade com anúncios e postagens, é preciso ter um CNPJ.
Além disso, ter uma empresa dá mais credibilidade ao seu canal, principalmente se for profissional. Além disso, os ganhos do canal, precisam ser prestados, principalmente, para a Receita Federal.
Neste caso, incide impostos, lucros e despesas. Por isso, é importante que você contrate um contador profissional para abrir a empresa, e se responsabilizar por toda a questão burocrática da empresa. Por exemplo, questões como pagamento de tributos, despesas e contabilização das receitas.
Aliás, o contador ainda pode ajudar a fazer cálculos de como aplicar as receitas e assim ter maior lucratividade.