Você sabia que no Brasil existem diversos vestígios de Pré-História brasileira, Fósseis, Sambaquis, pinturas rupestres evidenciam como era esse período por aqui.
Segundo especialistas, o território que compreende o Brasil atualmente foi ocupado por homens entre 40 e 50 mil anos atrás.
A saber, os primeiros seres humanos a chegarem no continente vieram da Ásia. Segundo pesquisadores é provável que eles tenham chegado após passarem pelo Estreito de Bering.
Portanto, daí em diante foram se espalhando pelo continente até chegarem ao sul, dando início ao povoamento do território brasileiro.
Ademais, eles são pessoas pré-históricas ancestrais dos índios que habitam o Brasil até os dias de hoje.
O assunto poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
No Brasil existem vários sítios arqueológicos pré-históricos que são estudados por pesquisadores. Os mais relevantes ficam no interior do Piauí, na região de São Raimundo Nonato.
Pesquisadores descobriram presença importantes como:
Os sambaquis ou concheiros como podem ser conhecidos, surgem como ricas fontes para o estudo da pré-história brasileira, sobretudo no litoral.
A saber, os sambaquis se formaram há milhares de anos, devido ao acúmulo de conchas e resíduos descartados na superfície. Desse modo, entre uma camada e outra de conchas, artefatos, ossos e diversos outros objetos são encontrados.
Houve uma grande ocupação no território brasileiro durante a pré-história. As descobertas arqueológicas descobriram grupos de humanos.
Sobretudo nas regiões da Amazônia, Piauí, Lagoa Santa em Minas Gerais e no litoral dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Segundo os estudos realizados por especialistas, pode-se afirmar que os homens na Pré-História tinham como características:
E então, o que achou do conteúdo?
Leia também – Pré-história: O que cai no Enem e vestibular