Termina nesta quarta-feira (10) o prazo para pagar a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O valor é de R$ 85 e, na página do participante, o candidato pode imprimir o boleto para efetuar o pagamento.
O prazo havia se encerrado em 28 de maio, mas foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o órgão, cerca de 300 mil candidatos fizeram a inscrição, mas não pagaram a taxa.
Ao todo, 6,1 milhões de pessoas se inscreveram no exame. Destas, 4,8 milhões são de participantes que não precisaram pagar a taxa porque obtiveram isenção. O Inep informa que já confirmou 5,7 milhões de inscritos. Em 2019, o Inep registrou6,38 milhões de inscritos no Enem daquele ano.
A prova, que ocorreria em novembro, será adiado por causa da pandemia do novo coronavírus. Ainda não há uma nova data definida para a aplicação das provas.
Alguns candidatos tiveram problemas na geração do boleto. Outros afirmaram que, mesmo após efetuarem o pagamento, a página do participante informava que o status ainda estava como pendente.
O Inep, em 22 de maio, afirmou que o sistema estava sobrecarregado, mas que todas as confirmações ocorreriam até o dia 28.
Com a prorrogação do prazo de pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Movimento Amplia lançou uma campanha de “apadrinhamento/amadrinhamento” de estudantes negros/as e indígenas que não têm condições de bancar o valor e precisam de ajuda.
Muitos estudantes não conseguiram a isenção do pagamento pelo fato de não se encaixarem nos critérios estabelecidos no edital. Uma boa parcela de estudantes vive em situação de vulnerabilidade.
Como participar:
A campanha tem sido muito divulgada por perfis no Instagram para alcançar o máximo de pessoas até a data para o pagamento do boleto.
O Movimento Amplia foi criado por um grupo multidisciplinar que busca ampliar oportunidades para negros/as e indígenas nas diferentes regiões do Brasil por meio da educação. Conheça mais acessando o Instagram do movimento: @movimento_amplia.