Os povos pré-colombianos ocupavam o território hoje conhecido como América que antecede a chegada de Cristóvão Colombo.
Ou seja, o termo acabou criado para denominar os povos da América Hispânica e da América Anglo-saxônica.
Dentre algumas culturas pré-colombianas pode-se encontrar incas, astecas, maias, aymaras, dentre muitas outras.
Os povos pré-colombianos podem surgir em questões de vestibulares e no Enem “Exame Nacional do Ensino Médio”. Por isso vale ficar ligado nesse tema para as avaliações futuras, acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto.
Dentre as civilizações mais populares e estudadas podemos destacar os incas, astecas e maias.
Essas civilizações viviam em cidades onde havia templos, palácios, mercados e casas. Todavia, mesmo possuindo diversas características particulares, podemos destacar algumas coisas comuns entre elas.
As sociedades pré-colombianas eram hierarquizadas como o imperador no topo da pirâmide hierárquica, seguido por sacerdotes, militares, guerreiros e camponeses.
A agricultura formava a base da economia e era sustentada pela produção principalmente de milho, batata e abóbora, entre outras.
Ademais, eles também desenvolviam o artesanato, sobretudo sobre cerâmica e diversas peças de metais.
Além disso, as vestimentas tinham uma importância clara de distinguir as roupas dos nobres das pessoas comuns.
Todavia, outra característica marcante das sociedades pré-colombianas era o politeísmo. Diversos deuses ligados à vida eram cultuados em rituais que utilizavam-se de sacrifícios de humanos e de animais.
Os maias viviam na região que hoje compreende o México, Guatemala, Belize e Honduras. Eles cultivavam principalmente algodão, milho, tabaco e criaram um desenvolvido sistema numérico.
Contudo, um dos pilares da cultura maia que mais chamam a atenção é a arquitetura desse povo. Eles construíam pirâmides que eram decoradas com estátuas de animais e vários símbolos.
Ademais, eles criaram o calendário, para conhecer as datas das estações do ano, por exemplo. Criação fundamental para a realização de atividades agrícolas e rituais oferecido aos deuses.
Os astecas viveram principalmente no meio do planalto do México onde criaram sua capital, Tenochtitlan, no centro de um lago.
A capital tornou-se um enorme império e impressionou diversos espanhóis com ruas largas e limpas.
Além disso, o império asteca cobrava tributos dos povos subjugados. Produziam principalmente amendoim, milho, tomate, cacau, feijão, entre outros alimentos, tal qual praticavam o comércio de artesanato com as populações vizinhas.
Os incas viveram na região onde hoje está presente o território do Peru, Equador, Chile e da Argentina.
Os incas criaram um grande império e cobravam tributos e contribuições de trabalho que atingiam todo povo.
Ademais, cultivavam milho, batata e coca, tal qual realizavam a criação de animais para obtenção de lã, leite, carne e ajudá-los no transporte.
Os incas como outras culturas dos pré-colombianos eram politeístas e honravam a natureza.
E então, gostou de saber mais sobre os povos pré-colombianos?
Não deixe de ler também – Maias: Como eles viam o sol, a lua e os planetas.