O planejamento financeiro pessoal pode ser feito de maneira adaptada e flexível para que você obtenha a poupança como resultado de um processo de modificação de seu fluxo pessoal.
Para isso, você deve mapear suas necessidades para que possa entender quais são os seus hábitos financeiramente nocivos. Dessa forma, você poderá criar novos caminhos para que você adquira hábitos financeiramente saudáveis, ainda que você esteja em uma situação financeira negativa.
A viabilização da poupança requer análises constantes para que você acompanhe o seu planejamento financeiro pessoal. Entretanto, você não precisa atuar com rigor excessivo; já que um planejamento financeiro muito inflexível pode fazer com que ocorra um excesso de autocobrança, fazendo com que abandone todo o seu processo.
Primeiramente, você deve ter clareza sobre quais são os seus hábitos negativos e como você pode modificá-los. Entretanto, essas mudanças não precisam de radicalismo; você pode modificar pequenos hábitos de maneira faseada para que você torne a sua poupança o resultado de uma mudança de hábitos nocivos para hábitos financeiramente sustentáveis e saudáveis.
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por um cartão de crédito sem anuidade. Uma vez que as fintechs oferecem excelentes serviços bancários com total isenção de taxas para o cliente.
Da mesma maneira, você pode viabilizar a troca no que diz respeito a sua conta corrente, optando por uma conta digital. Dessa forma, você não estará abdicando dos serviços bancários, porém estará gerando economia na sua rotina. Por conseguinte, você deve direcionar os valores para a sua poupança. Certamente será relevante para seus hábitos financeiros que a poupança se torne o resultado de um processo. Por isso, direcione os valores ainda que sejam irrisórios.
Posteriormente, você poderá verificar suas metas de maneira mais agressiva e direcionar valores fixos e mais elevados para a sua poupança. O mais importante é que no início do seu planejamento você conceitue a possibilidade de mudar seus hábitos; já que a ideia principal de planejamento financeiro pessoal é que ele seja viável na sua rotina, de modo que ampare os seus objetivos.
Por isso, personalize o seu planejamento. Para essa finalidade, ferramentas de gestão como o Trello podem ser de grande valia. Dessa forma, você poderá verificar outras opções de investimentos e criar um caminho positivo para o seu relacionamento com o seu fluxo financeiro pessoal.