Poupança: direcione o seu fluxo financeiro pessoal

A poupança pode ser resultado de um processo planejado e flexível dentro das suas finanças pessoais. Confira dicas importantes!

A poupança pode ser resultado de um processo planejado e flexível dentro das suas finanças pessoais. Para isso é necessário que você defina metas em curto, médio e longo prazo e faça um mapeamento de sua situação financeira atual.

Poupança: direcione o seu fluxo financeiro pessoal

É importante não negligenciar a poupança dentro do conceito de direcionar valores para essa finalidade. Entretanto, é comum que muitas pessoas abdiquem da poupança quando não podem direcionar um valor fixo para a caderneta.

Entretanto, você pode conceituar a poupança como uma opção no que tange ao direcionamento do seu fluxo financeiro e não exatamente como a única opção de investimento, considerando a abrangência do mercado de renda fixa na atualidade.

Ao adotar a poupança como um hábito você tende a direcionar valores para essa finalidade, sem focar no valor monetário de forma exata. Sendo assim, você deve direcionar todos os valores economizados na sua rotina de maneira orgânica.

Defina metas em curto, médio e longo prazo

Após definir suas metas pessoais e separar seus custos entre fixos e variáveis, você pode direcionar valores para a sua poupança de modo constante, ainda que os valores poupados sejam irrisórios.

Dessa forma, você estará criando um modelo mental importante para que você construa uma relação positiva com o seu dinheiro. Além disso, essa visualização tangível pode ser um ponto importante para reforçar positivos hábitos de consumo e de compras.

Faça trocas econômicas

Você pode realizar pequenas trocas na sua rotina, de modo que não abdique de serviços importantes. Por exemplo, ao trocar o seu cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de tarifas, você estará gerando economia doméstica sem abdicar do serviço bancário.

Entretanto, ainda que o valor da tarifa seja relativamente baixo, você deve direcioná-lo para a poupança, dessa forma, estará reforçando o hábito de guardar dinheiro.

Construa uma relação saudável com suas finanças

Você deve direcionar todos os valores economizados para a sua poupança. Assim, estará reforçando hábitos positivos para que construa uma relação sólida, saudável e sustentável com o seu fluxo financeiro pessoal.

No entanto, você deve ter clareza de suas metas, porém, deve ter cuidado para não se cobrar excessivamente; já que mudar hábitos é um processo que requer disciplina e constância.

Porém, você pode obter sucesso, ainda que o seu fluxo pessoal ocorra de forma não linear. Por isso, é importante que não se cobre excessivamente para não abdicar de todo esse processo; já que esse controle é necessário para o seu futuro em longo prazo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.