Economia

Poupança: dicas para o planejamento do seu fluxo financeiro pessoal

É muito importante considerar a poupança como um hábito na sua rotina, por isso,  considere realizar um planejamento de maneira gradual e faseada.

Poupança: dicas para o planejamento do seu fluxo financeiro pessoal

Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, é possível gerar economia na sua rotina de maneira gradual, através da análise de seus hábitos de compra e consumo.

Trocas

Fazer trocas econômicas é o primeiro passo para que a poupança seja um hábito na sua rotina, já que dessa forma poderá analisar quais hábitos são nocivos para o seu momento financeiro atual. No entanto, é válido ressaltar que tais trocas podem ser simples, já que é mais importante que crie um processo positivo para visualizar o seu processo, considerando seus objetivos em longo prazo.

Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção de cartão de crédito sem anuidade. Além disso, é possível verificar outras possibilidades, como trocar a sua conta bancária tradicional por uma conta digital, ou ainda, trocar a sua TV a cabo por assinatura de streaming, dentre outras trocas que sejam pertinentes à sua rotina.

Conceito

Para que a poupança seja um conceito positivo, deve direcionar todos os valores economizados, ainda que sejam valores baixos. Esse processo pode parecer contraproducente, já que irá poupar valores irrisórios. 

Entretanto, é muito importante que foque na frequência de depósito, já que dessa forma estará visualizando a evolução do seu planejamento. Visto que, quanto mais depósitos fizer, mais hábitos terão sido modificados.

Investimentos

Além disso, é possível que a poupança não seja a sua única opção de investimento, já que o mercado de investimentos oferece muitas possibilidades para quem deseja viabilizar uma reserva de emergência.

Sendo assim, pode ser viável estudar o mercado de investimentos e analisar o que ele oferece, considerando opções que podem ser mais rentáveis do que a poupança, como tesouro direto e os certificados de depósito bancário, por exemplo. Entretanto, é muito importante que faça uma análise minuciosa de suas opções e não deixe de planejá-las.

Planejamento

Dessa forma, a poupança pode ser um hábito positivo reforçado na sua rotina, de modo que planejar suas finanças não se torne algo custoso e negativo. Por conseguinte, poderá alcançar seus objetivos em longo prazo de maneira orgânica.

Entretanto, é importante que tenha consciência de que pode obter sucesso de forma não linear. Sendo assim, não abdique do seu planejamento, ainda que os primeiros resultados não sejam de acordo com suas expectativas.