O que fazer se o Edital foi publicado e você não vai ter muito tempo para estudar? Nesse caso, dê atenção aos pontos a seguir e saiba como poderá se preparar em pouco tempo:
Dê atenção às provas anteriores. Faça simulados, busque informações sobre a banca organizadora, o estilo da prova. Organize-se por matérias. Confira em especial as provas mais recentes da organizadora, os professores que elaboram as questões geralmente são os mesmo para todos concursos e tendem a seguir uma “linha de pensamento”. Prepare-se da maneira certa, refazendo as provas e conhecendo seu conteúdo.
Acesse o Edital da prova e confira quais matérias são melhores pontuadas. Ao se deparar com uma matéria que não tem muita afinidade, dê preferência a estuda-la com afinco. Identifique quais tópicos você já tem conhecimento e quais precisam ser aprimorados e dê atenção a eles. Concentre-se em aumentar seu conhecimento de tópicos específicos e revisar os que têm familiaridade.
Embora não tenha muito tempo para estudos, você pode memorizar os pontos chaves de cada matéria. Faça cartões com perguntas e respostas da matéria estudada e revise-os diariamente, para que fique bem gravada em sua memória a essência do conteúdo. Crie quadros, recursos visuais e fale em voz alta os tópicos do que está estudando.
Isso ajuda a gravar em outras partes do cérebro a informação e auxilia no processo de retenção da matéria.
Seria interessante escolher um Concurso que você já tenha conhecimento prévio do conteúdo. Mesmo que você não tenha tempo de se aprofundar muito na matéria, ao menos terá o bônus do conhecimento superficial do tema.
Na véspera da prova, não seja irrealista: descanse. Não vai adiantar tirar todo o atraso dos estudos atravessando a madrugada estudando. Faça o seu melhor antes desse dia. Tenha uma boa noite de descanso, se alimente corretamente e distraia a mente. No dia do exame, vá com roupas confortáveis e alimente-se bem.
Como você já estudou previamente o estilo da banca, quando estiver em dúvida sobre alguma questão, tente concentrar-se na lógica do examinador. Não se desespere. Respire fundo e mantenha a calma. E se for provas “estilo Cespe”, Certo ou Errado, avalie bem se vale a pena “chutar”!