O C cedilha diz respeito a letra C que tem um sinal gráfico debaixo, ou seja, o “ç”. Ele foi originado do alfabeto latino e possui na língua portuguesa o som do dígrafo “ss”.
Exemplos de termos com o C cedilha
Palavras com C cedilha de origem africana e indígena
Como regra da gramática, o C cedilha não pode ser aplicado no início de palavras. Outro fator importante, com base na regra da ortografia, é que deve-se utilizá-lo antes das vogais a, o e u.
Uma das dúvidas mais frequentes no uso do C cedilha está na diferença entre ele e a letra C, sem o sinal gráfico. Como mencionado, o C cedilha é aplicado antes das vogais a, o e u, por exemplo: criança, peça e Paraguaçu. Por outro lado, a letra C é utilizada antes das vogais e e i. São exemplos: cidade, civilizado e cedo.
Palavras compostas pelos sufixos -aça, -aço, -iça e –iço
Substantivos que contém -ção e -ções
Substantivos compostos por -ço e -çu
Termos que vem de verbos cujo substituem o r pelo sufixo -ação
Termos oriundos de verbos de ação com final -ar
Palavra oriunda de termos com terminação -ter, -tivo e -tor
Termos com som de “s” após ditongo
O dígrafo “ss” é utilizado em alguns casos como, por exemplo: substantivos que são oriundos de termos terminados em -gredir, -ceder, -cutir e -mitir. Perceba alguns exemplos abaixo:
Se tem uma pergunta curiosa quanto ao assunto C cedilha consiste em: “por qual razão o C cedilha não faz parte do alfabeto?”. Essa questão é simples de responder. O “ç” diz respeito à ligação da letra C com o sinal diacrítico debaixo. É por esse motivo que não faz parte do alfabeto.
Para quem não sabe, os sinais diacríticos correspondem aos acentos gráficos como o angulo (´) e o til (~). Portanto, assim como o “ç”, isso ocorre da mesma forma, por exemplo com o “ú”, “õ” ou “â”.
O C cedilha não é uma exclusividade apenas da língua portuguesa, mas ao menos 12 línguas utilizam-se essa letra no alfabeto. São elas: Azeri, Curda, Catalão, Friulano, Occitano, Zazaki, Turcomena, Albanesa, Francês, Lígure, Tártara, Turca.
Outra curiosidade importante é que o C cedilha vem da língua espanhola originada no século XI. No entanto, já não é mais utilizado por eles. Além disso, outro fato importante é que nos século XV e XVI existiam no Brasil palavras que tinham início com o C cedilha. No entanto, isso não é mais utilizado.