O Marketing digital é uma área da empresa que objetiva criar autoridade para uma marca, mantê-la no mercado e atrair clientes. Entretanto, tantos objetivos reunidos necessitam de várias ações.
Para ter resultados válidos através do marketing digital é necessário realizar várias ações e muitas vezes, simultaneamente.
Entretanto, essas ações precisam ser oriundas de planejamentos estratégicos, que visam direcionar tais ações.
É como se fosse um ciclo, uma vez que as ações geram métricas que direcionam outras ações.
Por isso dentro do marketing digital há tantas vertentes, tantas bases e formas de gerar conteúdo. Tudo que existe no mundo virtual é uma ferramenta de marketing digital, desde que seja direcionada.
As redes sociais são ferramentas de marketing e interação com o cliente. Assim como os blogs, canais no Youtube, materiais gerados para download. Tudo isso é estratégia de marketing digital, uma vez que atrai o cliente e pode gerar uma venda.
A atuação do marketing digital não cessa nunca, não acaba nas vendas. É necessário trabalhar esse cliente e atuar melhorando e mantendo a imagem da marca.
A demanda do marketing digital é multifatorial e por isso ele está sempre em processo de construção.
Por mais que os conceitos do marketing digital estejam definidos, estão sempre abertos para serem redesenhados.
O marketing digital é isso, essa adaptação do agora para abraçar o mundo virtual, mesmo que sejam com braços de longo alcance, o que importa é conectar as pessoas, as marcas e suas necessidades.