Empreendedorismo

Por que investir em uma franquia de lingerie?

Dada a sua necessidade, o mercado de lingerie tornou-se relativamente estável, com pouca ou nenhuma variação desfavorável. Cada vez mais as mulheres procuram roupas que as façam se sentir bonitas, atraentes e confortáveis. Por isso, não é surpresa que esse mercado tenha crescido significativamente nos últimos anos. Assim, hoje, iremos indicar por que investir em uma franquia de lingerie.

Os homens, como as mulheres, procuram roupas e acessórios que não apenas pareçam bons, mas também sirvam a propósitos práticos, como fornecer calor, proteção e confiança. Além disso, a mudança na opinião pública sobre lingeries levou à sua inclusão em visuais não apenas como roupas íntimas, mas como componentes-chave de qualquer guarda-roupa.

O que exatamente é lingerie?

Lingerie é derivada da palavra latina linum, que significa “linho” em português. Mais tarde, a palavra chegou ao francês, onde significava “tecido branco”, embora ainda se referisse a fiapos.

Quando falada pelos brasileiros, a palavra soa mais como “langerie” do que quando escrita. Na realidade, existem várias concepções do que constitui lingerie, variando de qualquer roupa íntima a roupas mais elaboradas com tecidos transparentes, rendas ou apliques.

Mas até muito recentemente, o termo “lingerie” referia-se exclusivamente a roupas íntimas usadas por mulheres. A palavra agora é comumente usada quando se refere a homens.

Lingerie na história

A história das lingeries está intimamente ligada à do sufrágio e da opressão feminina pelo quanto ela evoluiu ao longo do tempo. Os primeiros registros de roupas usadas por baixo vêm da Grécia Antiga, onde mulheres são mostradas usando uma espécie de fralda sobre os seios e uma faixa envolvendo os ombros.

As necessidades anatômicas e fisiológicas das mulheres exigem esse uso, pois as mulheres devem manter seu próprio peso convulsivo e manter seu período sob controle.

Apesar disso, as lingeries como as conhecemos hoje não se tornaram populares até o século XIX, quando ilustrações de estilo pin-up e ilustrações de mulheres em roupas reveladoras se tornaram populares. Antes, usavam-se lingeries em forma de espartilhas e crinolinas, que foram criadas para “segurar” e remodelar o corpo da mulher.

As mulheres durante a era da Monarquia Romântica usavam vestidos enormes e com babados que eram sustentados por roupas inferiores que também eram com babados e complexas. Somente durante a Segunda Guerra Mundial as mulheres começaram a usar calças e passaram a precisar de roupas mais leves e menores.

As lingeries se tornaram um tema quente com a ascensão do movimento de libertação das mulheres. Cerca de 400 mulheres nos Estados Unidos atearam fogo em seus espartilhos na década de 1960 como parte de um protesto contra a desigualdade de gênero.

Quanto às lingeries modernas, elas não se tornaram amplamente usadas até a virada do milênio, em grande parte graças às modelos de passarela da marca de lingerie Victoria’s Secret. Assim, tecidos leves e delicados e estética de design sensual ou suave caracterizam as tendências de roupas mais populares de hoje.

Por que você deve investir dinheiro em franquias de lingerie?

Você sabia que as franquias, em comparação com as empresas convencionais, têm muito menos probabilidade de falhar no primeiro ano de operação?

Segundo estatísticas do Sebrae, apenas 5% das franquias recém-abertas quebram nos dois primeiros anos de funcionamento. Então, se você está pronto para começar a investir, isso deve ser um incentivo suficiente para olhar para um dos subsetores da indústria de franquias.

Além disso, a quantidade de calcinhas e sutiãs vendidas no Brasil aumentou quase 10% entre 2020 e 2022. O ritmo acelerado dessa indústria é resultado das quase 900 milhões de unidades de roupas íntimas vendidas anualmente no país.

Lingeries também são uma ótima maneira de interagir com os clientes, fornecer atendimento ao cliente em um ambiente pessoal e estabelecer conexões humanas.

Além do mais, são necessidades cruciais que tendem a se desgastar rapidamente e requerem substituição. Sem mencionar o fato de que absolutamente todo mundo precisa de roupas íntimas.

Como o mercado de franquias de lingerie é um setor promissor, sua expansão nos próximos anos é esperada com otimismo. Assim, os benefícios de investir em uma franquia de lingerie vão além do domínio da satisfação pessoal e também do sucesso financeiro.

Por isso que realizar investimentos em franquias de lingeries se torna uma excelente opção de escolha para os empreendedores. Afinal, quem não gosta de estar com uma lingerie nova, bonita e sensual?