Barroco: principais características do movimento literário

O Barroco foi um movimento artístico e cultural que emergiu no final do século XVI na Europa e chegou ao Brasil durante o período colonial, nos séculos XVII e XVIII. Esse movimento refletia o contexto histórico da época, marcado por transformações religiosas, sociais e políticas.

Na Europa, o Barroco estava associado à Contrarreforma Católica, que buscava combater o avanço do protestantismo e reafirmar a fé católica.

Na arte brasileira, o Barroco se manifestou de forma peculiar, adaptando-se às condições locais e à diversidade cultural do país. Destacam-se importantes escultores e arquitetos, como Aleijadinho, cujas obras em pedra-sabão são símbolos do Barroco brasileiro. Mestre Ataíde foi outro nome de destaque, com suas pinturas de cenas religiosas que expressavam a riqueza e o dinamismo do movimento barroco.

Na literatura, o Barroco brasileiro foi representado por Gregório de Matos, conhecido como o “Boca do Inferno”. Sua poesia satírica e lírica refletia as contradições e as tensões sociais do período colonial, abordando temas religiosos, amorosos e políticos.

O Barroco foi um movimento cultural e artístico que causou muito impacto na arquitetura. Imagem: SlideShare/ Reprodução
Para compreender o Barro é fundamental conhecer a socidade da época e seus aspectos políticos, religiosos e morais. Imagem: SlideShare/ Reprodução

Principais características do Barroco

O Barroco é conhecido por suas características artísticas marcantes, que incluem:

  • Sensualidade e Dualidade

O Barroco brasileiro é marcado pela sensualidade das formas e pela dualidade de sentimentos. As obras frequentemente expressam a ambiguidade entre o sagrado e o profano, retratando cenas religiosas e temas seculares com uma estética intensa e emotiva.

  • Contraste e Dramatismo

A estética barroca valoriza o contraste entre luz e sombra, criando efeitos dramáticos nas pinturas e esculturas. Essa técnica, conhecida como “chiaroscuro”, destaca as emoções e dá profundidade às obras.

  • Profusão de Detalhes e Ornamentos

As obras barrocas no Brasil são ricas em detalhes e ornamentos, refletindo a opulência e a exuberância da época colonial. Essas características estão muito presentes na arquitetura do período.

Barroco no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais avaliações educacionais do Brasil e, ao longo de suas edições, os movimentos literários tem sido um tema recorrente nas provas, abordado principalmente nas questões de linguagens e códigos, literatura, história e arte. Ao longo dos anos, o exame tem trazido textos, pinturas, esculturas e trechos de obras literárias do período barroco para que os estudantes possam analisar, interpretar.

O estudo do Barroco  é relevante para a formação dos estudantes, pois permite que eles compreendam a riqueza da cultura brasileira e sua diversidade artística. Além disso, o Barroco proporciona uma reflexão sobre as expressões artísticas que marcaram a história do país e contribui para o desenvolvimento de habilidades analíticas e interpretativas dos estudantes.

Este assunto pode ser cobrado no vestibular de diversas maneiras, abrangendo diferentes áreas do conhecimento. Algumas possibilidades incluem:

  • Questões de Literatura: O Enem pode apresentar trechos da poesia de Gregório de Matos ou de outros escritores barrocos para que os estudantes analisem e interpretem o estilo e as temáticas do período.
  • Análise de Obras de Arte: Pinturas e esculturas barrocas podem aparecer nas questões de linguagens e códigos ou mesmo em provas de ciências humanas, para que os estudantes identifiquem as características estilísticas do movimento.
  • Contexto Histórico: O Enem pode explorar o contexto histórico do Barroco, relacionando-o com a Contrarreforma Católica, a expansão colonial e as transformações sociais da época. Portanto, entender a sociedade da época é fundamental para a prova.
  • Relação com a Cultura Brasileira: Pode-se cobrar dos estudantes a identificação das influências do Barroco na cultura brasileira como, por exemplo, sua presença na arquitetura religiosa do país.

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT em seu trabalho acadêmico; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.