Pontos de atenção para entrar no mercado de investimentos

Confira alguns pontos de atenção para entrar no mercado de investimentos de forma segura e elevar a sua rentabilidade!

O mercado de investimentos pode ser bastante atrativo para quem está iniciando, no entanto, ele também pode ser uma fonte de fraudes e golpes, considerando o risco da internet de forma geral.

Pontos de atenção para entrar no mercado de investimentos

Assim como ocorre com outras ferramentas financeiras, como Pix e o Open Finance, o mercado de investimentos também é alvo de golpistas para atrair iniciantes em troca de promessas de riqueza rápida e outras facilidades.

Por isso, é importante que o entrante no mercado de investimento tenha atenção a possíveis fraudes e analise as propostas, considerando os riscos atuais. Sendo assim, é importante acompanhar a economia para entender os fatores que impactam todo esse fluxo, assim, poderá analisar a veracidade de cada proposta.

Analise a economia

Além disso, entender a economia e sua volatilidade é fundamental para o seu próprio direcionamento e avanço dentro das opções de investimentos. Especialistas recomendam que novos investidores comecem por opções de renda fixa, bem como a diversificação de sua carteira deve ser uma constante, independentemente do seu perfil de investidor. 

É viável se informar com profissionais da área. Sendo assim, se possível, procure o gerente do seu banco, entre em contato com a fintech  de seu interesse ou contrate uma corretora de valores.

Analise promessas e propostas

Tenha cuidado com promessas de retorno imediato e com um percentual muito elevado, pois geralmente são esquemas de pirâmides que requerem valores para investimentos, no entanto, o retorno dificilmente ocorrerá.

Além disso, dentro desses esquemas é possível encontrar uma pessoa física que se ofereça para realizar toda a transação, sem maiores informações. Sendo assim, esse é um ponto sensível, principalmente para o investidor que está na internet.

Lembre-se de que existem diversas opções para que seja um investidor sem pagar taxas extras, bem como, há empresas idôneas que podem tirar suas dúvidas. Portanto, não acredite em qualquer promessa ou abordagem da internet.

Além disso, nenhum tipo de investimento requer um depósito na conta de outra pessoa, a não ser na sua própria conta bancária ou dentro da plataforma da corretora de valores. É possível abrir uma conta diretamente na Bolsa de Valores (B3), por isso, desconfie de qualquer tipo de depósito que precise ser feito para que o seu processo seja contínuo.

Rentabilidade e segurança

Ao se atentar a esses detalhes, poderá elevar sua rentabilidade de forma segura. Caso tenha dúvidas, nunca entre em contato com a fonte direta pela qual recebeu um contato duvidoso. 

Sendo assim, busque sempre pela plataforma oficial da instituição bancária e fale com o atendimento direto para esclarecer possíveis cobranças ou tirar dúvidas sobre mensagens duvidosas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.