A escolha do ponto de franquia é fundamental para que o negócio dê certo, uma vez que se a franquia está no local errado, dificilmente terá sucesso e boas vendas. Por isso que hoje, nós vamos dar dicas para escolher corretamente o ponto de franquia.
Confira a seguir uma pequena porém valiosa lista com vantagens de se escolher um bom ponto de franquia:
O primeiro ponto a considerar para escolher corretamente o ponto de franquia, é o modelo de negócio que você pretende abrir: quiosque, loja de rua, loja de shopping, entre outras modalidades.
Este é o ponto principal para definir o local adequado para atender a clientela de forma eficaz. Por isso que a COF (Circular de Oferta de Franquia) direciona os locais possíveis para a implantação de sua unidade.
Esta atitude fará com que você saiba exatamente onde seu cliente perfeito está e é o definidor para o local adequado do seu ponto de franquia. Procure conhecer o seu consumidor e saiba onde o seu produto será mais visualizado, qual o poder aquisitivo das pessoas, se necessita de estacionamento, entre outras necessidades.
Conhecendo as lojas próximas você poderá saber se elas poderão contribuir com o seu negócio, se tornando parceiras, ou se são concorrentes pontuais. Você poderá optar por abrir uma franquia parceira, como por exemplo, uma loja vizinha de perfumes e a sua loja de presentes irá se complementar.
Ou você pode decidir por abrir a sua franquia ao lado do seu concorrente, por acreditar que, o cliente do concorrente pode querer variar o produto. E se isso acontecer, irão procurar a loja mais próxima. Mas, se a sua loja vende perfumes, não é o ideal abrir ao lado de uma casa de carnes, por exemplo, são incompatíveis.
Evite fixar o seu ponto de franquia próximo a parques e praças mal iluminadas. Seu cliente irá preferir entrar em um local que seja seguro para fazer as suas compras. Se possível, invista em segurança no seu local de trabalho.
Normalmente o projeto arquitetônico da franquia já está definido na COF. Assim, você vai precisar perceber se o local escolhido atende às necessidades impostas pela franqueadora.
Além disso, analise se próximo da loja, existem comércios fechados, ou com placa de venda, o que significa que não é um bom local para o seu ponto comercial.
Veja se as suas intenções são permanecer com a unidade franqueada por bastante tempo. Procure avaliar se existe espaço suficiente para expansão, se for necessário.
Vá até a prefeitura da sua cidade e veja se é possível abrir a sua franquia no local onde você pretende, bem como se existem restrições expostas no Plano Diretor da Cidade e na Lei de Zoneamento.
Muitas vezes a escolha adequada de um ponto de franquia perpassa pela questão do valor do aluguel, pois dependendo do prazo de contrato da empresa, é preciso considerar o tempo de locação e os reajustes anuais.
Tenha cuidado com este valor, pois você terá outros custos também, como por exemplo: água, luz, equipamentos, internet. Além disso, faça uma reserva de 10% para gastos que não estão previstos no início da implantação do negócio.
Aproveite as nossas dicas e transforme a sua franquia num negócio de sucesso! O ponto de franquia é fundamental para se destacar no ramo e chamar a atenção de seu público, por isso, não deixe essa decisão de lado!
O investimento e pesquisa para saber o melhor lugar com certeza irão valer a pena quando tudo estiver funcionando plenamente e cheio de clientes!