O ponto de exclamação é um sinal de pontuação da língua portuguesa utilizado para indicar entonações exclamativas. Possivelmente, a origem desse sinal gráfico deu-se a partir da expressão latina “Io”, que remete a ideia de alegria.
Em razão disso, o ponto de exclamação era chamado de “ponto de admiração” até o século XVII. Curiosamente, a bíblia impressa no português incluiu o ponto de exclamação pela primeira vez em meado do século dezoito, em 1748.
A norma culta da língua portuguesa é, obviamente, regida pelas regras da gramática. Por isso, ao escrever um texto é fundamental o estudo dessa regras.
E entre essas regras está o uso dos sinais de pontuação. Na produção de um artigo de opinião na 1² pessoa, por exemplo, pode ocorrer a necessidade do autor expressar suas várias emoções.
E o sinal de pontuação que tem a finalidade de indicar os vários estados emocionais é justamente o ponto de exclamação. Leia a oração abaixo e observe as palavras em negrito:
Jesus Maria e José! Os acidentes com vítimas nas estradas são terrível.
No início da oração tem-se em uma locução interjetiva “Jesus Maria e José!” composta por três palavras que expressam uma só ideia. E, nesse caso, expressa o sentimento de “espanto”.
Logo, no final de todas as locuções interjetivas deve ter obrigatoriamente um ponto de exclamação no final.
Continue lendo esse artigo e conheça os usos do ponto de exclamação e as demais situações da sua recorrência com o Guia Enem.
Alegria, dor, súplica, etc., são alguns dos sentimentos que podem ser expressos e contextualizados na oração mediante o uso do ponto de exclamação.
E as situações gramaticais que indicam tais contextos são as seguintes:
As frases exclamativas expressam sentimentos diversos, pois é o emprego básico do ponto de exclamação. Veja exemplos de orações abaixo:
Exemplo 1: Que bela noite de lua!
Exemplo 2: José, você é lindo!
Exemplo 3: O bolo está uma delícia!
Exemplo 4: Que rodovia horrorosa!
Exemplo 5: Estou com ódio de você!
As frases imperativas apresentam o verbo no modo imperativo e indicam ordem, pedido ou conselho. Entretanto, o ponto de exclamação aparece com frequência nas mensagens de ordem. Veja exemplos de orações abaixo:
Exemplo 6: Ana, cale-se agora!
Exemplo 7: Rafael, saia já do quarto!
Exemplo 8: Meninas, estudem para a prova!
Exemplo 9: Levantem-se da mesa!
Exemplo 10: Os moradores do edifício devem economizar energia elétrica!
As interjeições por si só expressam as sensações do emissor, por isso que dispensam orações mais elaboradas e são conceituada pela gramática como “verdadeiras orações”. E como tal , sempre são finalizadas com o ponto de exclamação. Veja exemplos de orações abaixo:
Exemplo 11: Ufa! Quase que Pedrinho caiu no riacho.
Exemplo 12: Ah! Que bom você chegou papai! Meu coração não aguentava de tanta saudades.
Exemplo 13: Alô! O angiologista drº. Baltazar já chegou no hospital?
Exemplo 14: Dona Mônica, terminaremos a limpeza amanhã. Tchau!
Exemplo 15: Viva! Ganhei o prêmio da loteria.
O vocativo é um termo da oração que faz referência ao interlocutor, ou seja, gramaticalmente é conceituado como um chamamento e é separo por vírgula. Observe o exemplo de uma oração abaixo:
Raiane, não faça bagunce os brinquedos!
Existem, contudo, casos em que o chamamento é mais acentuado ou prolongado. Então, nesse caso, é indicado usar o ponto de exclamação no lugar da vírgula. Veja exemplos de orações abaixo:
Exemplo 16: Crianças! Cuidado com os raios!
Exemplo 17: Camila! Está na hora do jantar.
Exemplo 18: Aline! Não beba rápido para não engasgar.
Exemplo 19: Cleane! Pare de ser abusada!
Exemplo 20: Carlos! Vamos sair daqui…
O Romantismo foi um movimento literário em que os escritores exploraram muitos aspectos ligados aos sentimentos, como o amor platônico, dúvida, nostalgia, tédio, etc.
Então, foi notório na literatura romanista a recorrência do uso do ponto de exclamação.
O famoso poema abolicionista do poeta Castro Alves “O Navio Negreiro – Tragédia no Mar” narra o sofrimento dos africanos durante a travessia oceânica até as colônias portuguesas.
Leia abaixo a última estrofe do poema e veja o quanto Castro Alves expressa a dor das pessoas mediante o uso do ponto de exclamação:
Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais!… Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!
Fagundes Varela foi outro poeta da segunda geração do Romantismo que expressava suas emoções nos versos e o ponto de exclamação era um “aliado” na escrita.
No poema “Cântico do calvário” Fagundes Varela expressa a dor da morte de seu filho através das interjeições e frases exclamativas. Leia abaixo um trecho do poema:
Eras a messe de um dourado estio.
Eras o idílio de um amor sublime.
Eras a glória, — a inspiração, — a pátria,
O porvir de teu pai! — Ah! no entanto,
Pomba, — varou-te a flecha do destino!
Astro, — engoliu-te o temporal do norte!
Teto, caíste! — Crença, já não vives!
O ponto de exclamação pode aparecer no texto com outros sinais de pontuação para dar expressividade ao discurso. E esses sinais são:
O ponto de interrogação é usado nas frases interrogativas diretas. Conforme no exemplo abaixo:
Você quer pipoca?
E a reticência é usada para indicar textualmente interrupção do pensamento, sugerir dúvida, hesitação ou surpresa na oração. Conforme no exemplo abaixo:
Viajo em breve, embarcarei para…
Por outro lado, quando o ponto de exclamação estiver junto com o ponto de interrogação (?!) tem a finalidade é de enfatizar o sentimento de surpresa. Veja exemplos de orações abaixo:
Exemplo 1: O temporal devastou muitas residências. O que será das nossas mulheres?!
Exemplo 2: Douglas foi bastante ferido. Como isso aconteceu?!
E quando o ponto de exclamação estiver junto com a reticências (!…) a finalidade é de enfatizar o sentimento de incerteza. Veja exemplos de orações abaixo:
Exemplo 3: Nossa! A viagem ao Canadá vai acontecer! …
Exemplo 4: Hã? Clarinha, fez toda tarefa de casa! …