Na madrugada do último sábado (2), o ator Kayky Brito sofreu um atropelamento na cidade do Rio de Janeiro. Desde então, o artista luta pela vida e ainda respira com a ajuda de aparelhos. Os últimos boletins médicos afirmam que Brito sofreu um politraumatismo ocasionado pelo atropelamento. Mas o que é isso?
Nas redes sociais, nas ruas ou mesmo em conversas com amigos é possível perceber que muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que significa o politraumatismo, o que ele pode causar e qual é a real gravidade desta condição. Abaixo, listamos algumas perguntas e respostas com informações científicas sobre este tipo de problema.
O politraumatismo, também conhecido como politrauma corporal, consiste em uma lesão de ao menos dois órgãos, ou de duas partes distintas do corpo humano. É justamente por isso que se usa o termo “poli”, que neste caso pode representar que estamos falando de um problema em mais de uma parte do corpo.
Um politraumatismo pode incluir ao mesmo tempo duas ou mais lesões como lesões cerebrais, fratura de ossos, lesões na coluna e hemorragias, por exemplo.
Como estamos falando de um trauma em mais de uma parte do corpo humano, normalmente esta condição é causada por queimaduras, quando a vítima teve que passar por um incêndio, ou mesmo por acidente de natureza física, como um atropelamento, por exemplo. É justamente este o caso de Kayky Brito.
Especialistas indicam que o paciente que acabou de sofrer os traumas precisa ser internado de preferência em um centro especializado no tratamento de traumas, e que disponha de recursos específicos para este delicado tratamento.
Sim. De acordo com especialistas, o politraumatismo é uma das principais causas de óbitos em acidentes de trânsito no Brasil. De todo modo, um atendimento especializado pode fazer com que o quadro se reverta, e o paciente seja salvo.
No final da manhã desta terça-feira (5), o Hospital Copa D’Or, onde Kayky Brito está internado, divulgou um novo boletim médico. De acordo com o texto, o ator vai seguir sedado ao menos pelas próximas 48 horas.
“O Hospital Copa D’Or informa que o paciente Kayky Fernandes Brito permanecerá sedado, em ventilação mecânica nas próximas 48 horas, ainda em recuperação dos procedimentos cirúrgicos realizados ontem”, diz o boletim do hospital.
Mais cedo, também nesta terça-feira (4), a esposa do ator, Tamara Dalcanale, disse que a cirurgia feita foi um sucesso. “Hoje é mais um dia de superação! Kayky passou bem pela cirurgia que realizou hoje de manhã. Um dia de cada vez, unidos pela fé e esperança de que ele ficará bem. Agradeço a todos pelas mensagens e orações, sem dúvida toda essa energia positiva está sendo importante para sua recuperação”, disse Tamara.
No momento do acidente, o ator Kayky Brito estava acompanhado do amigo e também ator Bruno De Luca. Imagens das câmeras de segurança e os relatos de testemunhas indicam, inicialmente, que o motorista não teve culpa pela colisão.
Kayky Brito tem 34 anos e iniciou a sua carreira artística ainda em 1998, interpretando o órfão Fabrício na novela Chiquititas, no SBT. O sucesso do personagem fez com que ele fosse contratado pela TV Globo. Na emissora carioca, ele fez a sua estreia em 2002, onde interpretou o protagonista Zeca, na novela O Beijo do Vampiro.
Em sua carreira, Kayky Brito conta com uma longa lista de novelas, filmes e especiais para a TV. Na lista, podemos citar Chocolate com Pimenta (Bernardete – Bernardo), Alma Gêmea (Gumercindo) e Cobras e Lagartos (Nicolas). Seu papel mais recente foi interpretando o personagem Omar, na novela Gênesis, da TV Record.