Sem doses suficientes, vacinação contra covid-19 no Brasil só deve terminar em 2022

Sem doses e insumos suficientes, a vacinação contra covid-19 no Brasil, na melhor das hipóteses, deve terminar no segundo trimestre de 2022, segundo previsão do Ministério da Saúde divulgada em nota para o portal UOL.
Não existem datas concretas com cada etapa do Plano Nacional de Imunização e o comunicado enviado pelo ministério usa muito a palavra “depende”, de acordo com o portal de notícias.

Na segunda-feira (18), a incerteza sobre o calendário de vacinação no Brasil fez com que Ricardo Lewandovski, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), pedisse para que o Ministério da Saúde apresentasse um cronograma para a campanha de imunização.

O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBlm), Juarez Cunha, acha provável que o Brasil comece 2022 sem terminado a campanha de vacinação contra covid-19.

“É muito ambicioso a gente pensar que teremos vacina e teremos insumos suficientes para vacinar toda a população. Tomara que isso seja viável, mas os cenários são muito incertos para a gente fazer qualquer previsão. O início da campanha já nos mostra a dificuldade que a gente está tendo inclusive para colocar em prática a estratégia prevista inicialmente.”, disse Juarez.

Vacinas contra covid-19 aprovadas no Brasil, mas faltam dosesi

Hoje, apesar de ter já ter iniciado a imunização em diversos estados e contar com duas vacinas contra covid-19 aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Brasil possuí apenas 6 milhões de doses prontas — todas da CoronaVac — autorizadas para uso emergencial.

O imunizante fabricado pela Sinovac Biotech e de responsabilidade do Instituto Butantan no Brasil foi autorizado pela Anvisa, entretanto, tal aprovação diz respeito apenas as doses trazidas prontas da China. Com isso, o Butantan fez um novo pedido de uso emergencial, agora para as 4,8 milhões de doses envasadas em território nacional.

A vacina de Oxford, desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca e de responsabilidade da Fiocruz no Brasil, também teve o uso emergencial aprovado pela Anvisa. Devido ao imbróglio diplomático entre Brasil e Índia, ainda não foi possível importar as 2 milhões de doses prontas do imunizante fabricado pelo Instituto Serum no país asiático.

O atraso na chegada dos insumos vindos da China obrigou a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) a alterar a data de início da fabricação da vacina no Brasil — antes prevista para 20 de janeiro para o começo de março. Os insumos para o envasamento de mais doses da CoronaVac pelo Instituto Butantan também são originários da China, país da fabricante Sinovac Biotech, registram atraso na chegada ao Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.