INFORMATIVO URGENTE aconteceu HOJE (18) para brasileiros com CPF final 1 a 0 que utilizam CARTÃO DE CRÉDITO: é de CAIR O QUEIXO

O Banco Central divulgou um informativo urgente para os brasileiros

O uso do cartão de crédito tornou-se comum no território nacional, pois é um produto que facilita transações financeiras, oferecendo mais comodidade para os consumidores. Mas, é importante se atentar para o risco de fraudes e golpes que ocorrem.

Assim, o Banco Central divulgou um informativo urgente para os brasileiros que usam cartão de crédito. Com isso, todos poderão prevenir esse tipo de problema e garantir que haja sempre a segurança nas transações.

Fraudes e golpes que envolvem cartão de crédito

Infelizmente, fraudes e golpes envolvendo cartão de crédito se tornaram frequentes. Os golpistas usam estratégias diferentes para enganar vítimas, obtendo acesso às informações bancárias e pessoais.

O Banco Central, nesse sentido, identificou dois principais tipos de fraudes que acontecem com mais frequência: o golpe do falso recall e do dinheiro esquecido.

Golpe “falso recall” do cartão de crédito

Um golpe comum que envolve o cartão de crédito é o falso recall. Nessa fraude, os golpistas alegam que o cliente tem direito a receber os valores referentes a cobrança excessiva de taxas passadas de determinados bancos.

Contudo, para que os valores sejam repassados, o cliente deve fornecer algumas informações bancárias e pessoais dentro de um site falso. Mas, é válido destacar que as instituições bancárias não fazem nenhum recall de cartão de crédito devolvendo valores. Isso porque a estratégia é usada apenas por golpistas que querem ter informações sensíveis para cometer fraude financeira.

Dessa forma, é preciso atenção! Nunca se deve compartilhar os dados pessoais dentro de sites desconhecidos. Ademais, deve-se desconfiar sempre de ofertas “boas demais para serem verdade”.

Golpes do dinheiro esquecido

Desde o ano de 2023, o Banco Central deixou disponível a ferramenta essencial para o público acessar as informações referentes ao dinheiro esquecido nas agências bancárias. Todavia, os criminosos se aproveitam da situação, enviando notificações e e-mails com alguns links falsos que contém vírus maliciosos. Quando se clica nesses links, a vítima é direcionada para certos sites fraudulentos que roubam as informações bancárias e pessoais.

Para a proteção contra o golpe, é essencial não clicar nos links desconhecidos, excluindo imediatamente todas as mensagens suspeitas. A única forma segura para consultar e também receber os valores do dinheiro esquecido é por meio do site oficial do SVR (Sistema de Valores a Receber).

INFORMATIVO URGENTE aconteceu HOJE (17) para brasileiros com CPF final 1 a 0 que utilizam CARTÃO DE CRÉDITO: é de CAIR O QUEIXO
O Banco Central divulgou um informativo urgente para os brasileiros – Imagem: Canva

Como se proteger contra golpes financeiros

Para não cair nos golpes financeiros, é primordial adotar algumas medidas de segurança, se mantendo sempre atento à prática suspeita. As instituições bancárias e o próprio Banco Central oferecem informações e dicas que ajudam os clientes na proteção contra fraudes. Entre as medidas importantes estão:

  • Não clicar nos links desconhecidos – Evitar abrir links que são recebidos pelas mensagens de texto, e-mail e redes sociais, principalmente se forem dos remetentes desconhecidos;
  • Não compartilhar os dados – Não fornecer informações pessoais, por exemplo, senhas ou número do cartão de crédito, para pessoas desconhecidas ou sites;
  • Proteger os aparelhos eletrônicos – Manter os dispositivos atualizados com sistemas de segurança é importante, além de usar programas antivírus baixados de fontes confiáveis;
  • Ativar notificações e verificar o extrato bancário e faturas regularmente – Ficar atento à notificação que vem do banco e verificar regularmente o extrato dos cartões de crédito a fim de identificar atividades suspeitas;
  • Comprar somente nos sites conhecidos – Ao fazer as compras online, é preciso se certificar de que está dentro de um site confiável e seguro. Assim, é preciso verificar se o site tem o cadeado da segurança, além de pesquisar acerca da reputação da loja;
  • Prestar atenção quando for fazer compras presenciais – Ao usar cartão de crédito nos estabelecimentos físicos, é preciso ter cuidado quando for digitar a senha e ficar atento aos possíveis dispositivos que clonam dados.

É interessante ressaltar que prevenir é a melhor maneira de proteção contra os golpes financeiros. Portanto, além das dicas a seguir, é essencial criar o hábito de usar seguramente a internet, compartilhando informações confiáveis apenas com amigos e familiares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.