CNM pede saída de Pazuello por falhas na vacinação contra Covid-19: “Para o bem dos brasileiros”

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) pediu a saída do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por falhas na vacinação contra Covid-19. A nota divulgada nesta terça (16) diz que a troca de ministro é “necessária, urgente e inevitável”, pois Pazuello não teria condições de vencer a batalha contra o coronavírus e precisa ser trocado “para o bem dos brasileiros”.

“Por considerar que a vacinação é o único caminho para superar a crise sanitária e possibilitar a retomada do desenvolvimento econômico e social e por não acreditar que a atual gestão reúna as condições para conduzir este processo, o movimento municipalista entende necessária, urgente e inevitável a troca de comando da pasta para o bem dos brasileiros”, diz o documento divulgado.

A nota assinada pelo presidente da CNM, Glademir Aroldi, informa que a entidade tem recebido diversos relatos de prefeitos sobre a suspensão da vacinação contra Covid-19 em seus municípios por conta da falta de doses e de uma previsão sobre o reabastecimento dos estoques.

A CNM, que reúne 5.200 prefeitos dos 5.565 municípios do país, diz que procurou o Ministério da Saúde em mais de uma oportunidade para endereçar as questões relacionadas à pandemia de Covid-19, mas foi “reiteradamente” ignorada pelo ministro Eduardo Pazuello.

O Ministério da Saúde, por sua vez, disse ao portal G1 que não comentaria o tema pois a carta da CNM não foi endereçada ao Ministério. “O Ministério da Saúde e todos os seus dirigentes e corpo técnico estão trabalhando diuturnamente para dar a melhor resposta à sociedade”, diz a pasta comandada por Pazuello.

FNP critica governo federal pela gestão da pandemia

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade que representa 412 municípios com mais de 80 mil habitantes, também criticou o Ministério da Saúde e o governo federal pelas falhas na gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil, atribuindo a escassez de vacinas aos “sucessivos equívocos do governo federal na coordenação do enfrentamento à covid-19”.

A falta de planejamento e organização da vacinação pelo Ministério da Saúde foi alvo de críticas da FNP: “é urgente que o país tenha um cronograma com prazos e metas estipulados para a vacinação de cada grupo”.

Outro ponto negativo apontado pela Frente Nacional de Prefeitos em relação à gestão da pandemia pelo Ministério da Saúde é a falta de diálogo da pasta.

“A Frente Nacional de Prefeitos solicitou, no dia 14 de janeiro, em reunião entre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e mais de 130 governantes das médias e grandes cidades do país, encontros para o acompanhamento das imunizações no país. Na ocasião, ficou acordado que a cada 10 dias o ministro se reuniria com a comissão de prefeitos. Desde então, passados mais de 30 dias, nenhum agendamento foi feito”, comunicou a entidade em nota divulgada nesta terça (16).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.