Polícia apreende caminhão com 33 cilindros de oxigênio em Manaus

Nesta quinta (14), a polícia apreendeu 33 cilindros de oxigênio escondidos em um caminhão em Manaus, capital do Amazonas, que enfrenta um colapso no sistema de saúde causado pela aceleração no número de internações por Covid-19 combinada com a falta de tubos de oxigênio em todo o estado.

O caminhão foi encontrado na tarde de ontem no bairro da Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, após uma denúncia anônima informar sobre uma movimentação suspeita no caminhão, que estava estacionado enquanto os cilindros eram retirados e transportados para veículos particulares.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o condutor, de 38 anos, foi preso por reter cilindros de oxigênio para fim de especulação. O nome do motorista e da empresa de transportes não foi revelado.

Dos 33 cilindros apreendidos, 26 estavam carregados com oxigênio. Segundo a SSP-AM, o condutor informou em interrogatório que é proprietário de uma empresa que comercializa cilindros de oxigênio e “ficou com medo que a população invadisse o estabelecimento em busca do material e decidiu tirá-lo do local”. Ele também disse que os cilindros foram envasados na quarta-feira (13).

“Os materiais apreendidos foram encaminhados na noite de hoje para unidades hospitalares de Manaus”, informou Bruno Fraga, delegado diretor do Departamento de Polícia do Interior.

Na noite desta quinta (14), a polícia civil transportou os cilindros apreendidos para unidades de saúde do Amazonas. Onze tubos foram levados ao Hospital Beneficente Português, seis para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, seis para o SPA (Serviço de Pronto Atendimento) do São Raimundo e três para o SPA do Coroado.

Falta de oxigênio causa colapso em Manaus

Com internações por Covid-19 batendo recorde, diversas unidades de saúde ficaram sem oxigênio, levando o Amazonas a transportar doentes para serem atendidos em outros estados. O Serviço de Pronto Socorro do Alvorada (SPA), na zona oeste de Manaus, chegou a fechar as portas na manhã desta quinta (14) após atingir a capacidade máxima.

Nesta quinta (14), o Amazonas registrou 3.816 novos casos de Covid-19, recorde desde o começo da pandemia, sendo 2.516 somente em Manaus. Com isso, o número total de casos chegou a 223.360 em todo o estado, enquanto o número de mortes causadas pela doença subiu para 5.930, com novos 51 óbitos registrados. Há suspeitas que o novo surto de Covid-19 no Amazonas tenha sido causado por uma nova variante do coronavírus encontrada no estado.

Para suprir a crescente demanda por oxigênio, essencial no tratamento de covid-19 grave, outros estados estão enviando cilindros do insumo. A Venezuela também ofereceu ajuda e o governo federal chegou a pedir à Embaixada dos Estados Unidos para usar um avião da Força Aérea Americana no transporte de oxigênio ao Amazonas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.