Para evitar ensino remoto, OMS recomenda testes de covid-19 em escolas

Nesta sexta-feira, dia 2 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou para países da Europa a realização de testes de covid-19 nas escolas para evitar o fechamento das unidades escolares.

De acordo com a OMS, fazer a testagem nas escolas em caso de um aumento dos casos  ajudaria a evitar a necessidade de recorrer novamente ao ensino remoto. Nesse sentido, o diretor da OMS, Hans Kluge, afirmou que “os meses de verão apresentam aos governos uma oportunidade de ouro para pôr em prática um conjunto de medidas que contribuirão para reduzir as taxas de contágio e evitar recorrer ao fechamento das escolas”.

A recomendação inicial da OMS era de que houvesse a realização de testes de covid-19 nas escolas em casos de surto no ambiente escolar. Agora, a recomendação da Organização é que seja feita a testagem mesmo que não haja sintomas entre alunos, docentes e demais funcionários.

Por meio de comunicado conjunto com a Unesco e com o Unicef, ele ponderou sobre o efeito do fechamento das escolas sobre os estudantes. Segundo ele, o fechamento das escolas teve “um efeito nefasto na educação e no bem-estar social e mental das nossas crianças e jovens”. Por isso, é preciso evitar que volte a ocorrer. “Não podemos permitir que a pandemia prive as crianças de sua educação e de seu desenvolvimento”, frisou Kluge.

Para as instituições, o fechamento das escolas só deve ser considerado como último recurso, em situações nas quais a transmissão esteja fora de controle.

Com informações da AFP.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unicef aponta que 1 em cada 3 alunos tem problemas de conexão à internet em aulas on-line.

 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.