Sem lockdown nacional, Brasil com 5 mil mortes diárias por Covid-19 “não é impossível”, dizem especialistas

Nas últimas semanas, o Brasil vem batendo recordes atrás de recordes em termos de mortes, hospitalizações e novos casos de Covid-19. Segundo dados do boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 23 das 27 unidades federativas registram alta no número de internações. Diante do colapso do sistema de saúde, em entrevista ao jornal Valor Econômico, especialistas não descartam a possibilidade de o país registrar 4 ou 5 mil mortes diárias por Covid-19 se um lockdown nacional não for adotado.

“Temos um conjunto muito grande de Estados com tendência de crescimento de casos e hospitalizações. Alguns apresentam estabilidade, mas muito incipiente. É muito preocupante”, afirma Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe.

Para Marcelo, a chance de o Brasil superar a marca de 3 mil mortes diárias por Covid-19 é grande, e o cenário pode piorar ainda mais. Segundo o especialista, o país pode chegar a registrar entre 4 e 5 mil óbitos por dia. “Nós que trabalhamos com análise epidemiológica vemos que, infelizmente, não é impossível. É uma marca muito alta, mas não dá para descartar.”

Marcelo Gomes explica que medidas como o lockdown aplicado em Araraquara funcionam, mas levam até duas semanas para que os efeitos sejam vistos na diminuição no número de novos casos e mais duas semanas para que se observe redução nas mortes por Covid-19. “Mas tomar medidas num momento em que há um grande número de casos demora mais para fazer efeito, as intervenções têm que ser mais longas”, diz.

Lockdown no Brasil pode reduzir mortes por Covid-19

Assim como Marcelo Gomes, o médico e professor da pós-graduação em administração hospitalar da EAESP-FGV, Walter Cintra, aponta que medidas mais restritivas precisam ser adotadas para conter o avanço da Covid-19 no país. “Estamos numa situação desesperadora, quando as pessoas começam a morrer por falta de UTI.”

Como medida imediata, Walter diz que leitos destinados para pacientes com outras doenças precisam ser convertidos em leitos para Covid-19. O médico também pede lockdown nacional.

“É preciso resolver a emergência imediata e ao mesmo tempo adotar medidas para reduzir o número de casos. Defendo um lockdown nacional.”, afirmou Walter Cintra em entrevista ao Valor Econômico.

De acordo com os especialistas, medidas como antecipação de feriados são insuficientes. Walter Cintra explica que lockdown é fechar tudo, o que “significa ter auxílio emergencial, mobilização da defesa civil, da polícia, de bombeiros, do serviço público. É preciso um pacto pela vida, de todos os Poderes e da sociedade civil, numa ação coordenada contra a pandemia.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.