Ministro da Educação anuncia política para recuperação da aprendizagem

O ministro da Educação, Victor Godoy, informou nesta quinta-feira (5) que o Ministério da Educação (MEC) vai lançar ainda neste mês uma política nacional de recuperação das aprendizagens. Com isso, a pasta objetiva auxiliar as redes com a defasagem educacional decorrente da pandemia. 

O anúncio do ministro foi feito durante a abertura do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), realizado em Florianópolis. No evento, o chefe do MEC afirmou que o projeto é “bastante audacioso” e tem como objetivo “preparar estudantes de hoje para ingressar no ensino superior no futuro”. 

A pandemia da Covid-19 fez com que as escolas e demais instituições de ensino de todo o país fechassem as suas unidades. Desse modo, durante cerca de dois anos, a maioria das instituições manteve apenas aulas remotas. No entanto, parte dos estudantes não teve acesso às aulas remotas e houve prejuízo à aprendizagem em várias etapas.

Para especialistas e gestores, a atuação do MEC, que na época contava com a gestão de Milton Ribeiro, deixou a desejar. Durante esse período, a pasta chegou a vetar um projeto que tinha como objetivo fornecer acesso à internet nas escolas.

De acordo com o atual ministro, Godoy, o cenário educacional atual exige “esforço adicional” para superar os desafios. Segundo ele, o programa atuará em três frentes. Desse modo, além da recuperação das aprendizagens, haverá ações para o combate à evasão e para o incentivo à inovação e tecnologia.

Além disso, no evento desta quinta-feira (5), Godoy afirmou que manter a avaliação virtual in loco no ensino superior. Esse formato começou a ser usado na pandemia e é bastante elogiado pelas instituições dada a sua agilidade.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEG informa o período de inscrição e demais datas do Vestibular 2022/2.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.