SUSTO entre brasileiros nesta QUARTA-FEIRA (17): SUSPENSÃO do comércio de PRODUTOS pela Anvisa deixa MUITOS EM ALERTA

Os itens retirados de circulação, pasmem, continham substância perigosa para determinado grupo de pessoas

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) causou espanto em vários cidadãos quando decretou que duas marcas famosas de salgadinhos fossem retiradas dos comércios. A decisão foi tomada depois da detecção por parte dos fiscais de irregularidades nos rótulos dos produtos.

Os itens retirados de circulação, pasmem, continham substância perigosa para determinado grupo de pessoas. Nesse sentido, ofereciam riscos para os consumidores.

A importância da Vigilância Sanitária

A Anvisa, como muitos sabem, é o órgão que tem como responsabilidade a fiscalização e o controle de alimentos, bebidas, insumos, águas envasadas, embalagens, agrotóxicos, entre outros itens. Sua atuação é fundamental na garantia da segurança alimentar dos cidadãos, evitando que produtos que representem riscos à saúde sejam comercializados. A fiscalização, inclusive, é voltada para produtos que estão disponíveis em supermercados, como temperos, salgadinhos, cafés, entre demais outros.

Por que é tão importante manter a informação do consumidor

A presença dos alergênicos em alimentos representa risco grave para as pessoas que têm alergias ou mesmo intolerâncias alimentares. Por isso, é primordial que todas as empresas forneçam as informações mais claras e precisas na rotulagem de alimentos.

Isso permite que consumidores tenham o poder de escolha, de forma consciente e evite o consumo das substâncias que prejudicam a saúde. Além do mais, é importante que consumidores em geral estejam atentos a notificações e aos comunicados que a Anvisa emite em nota aos brasileiros. As informações são importantes para que possam identificar, bem como evitar a aquisição e o consumo dos produtos que representam risco para a saúde.

Proibição de produtos pela Anvisa deixa brasileiros em alerta

A Anvisa determinou, em maio do ano passado, a não comercialização do Salgadinho de Milho com Queijo da marca Popcorners White Cheddar. A fabricação era de responsabilidade da empresa Pepsico. A saber, os lotes do produto afetados são os 5756062 e 5756104.

O motivo da decisão foi a ausência das advertências devidas no rótulo, em português, acerca da presença dos alergênicos do leite e da lactose.

Tais informações são primordiais para quem possui alergia ou mesmo é intolerante a determinados alimentos, pois ingerir certos ingredientes representa um risco fatal.

SUSTO entre brasileiros nesta QUARTA-FEIRA (17): SUSPENSÃO do comércio de PRODUTOS pela Anvisa deixa MUITOS EM ALERTA
Os itens retirados de circulação, pasmem, continham substância perigosa para determinado grupo de pessoas – Imagem: Canva

Amendoim japonês Canaã

Em dezembro de 2023, a Anvisa emitiu o comunicado para a marca Canaã, com a proibição da comercialização, determinando que todos os lotes específicos fossem recolhidos.

A suspensão do amendoim japonês aconteceu por conta também da ausência das advertências acerca de alergênicos, no caso, soja e trigo na rotulagem dos alimentos.

Os ingredientes em questão desencadeiam as alergias e também intolerâncias em certas pessoas, portanto, não indicar as substâncias representa um grande risco, senão fatal, para quem consumir.

O que é a Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma autarquia independente que está vinculada ao Ministério da Saúde. Ela atua no âmbito da proteção da saúde de toda a população brasileira. Sua criação se deu 26 de janeiro de 1999, pela Lei nº 9.782, sendo responsável por:

  • Regular, bem como fiscalizar serviços e produtos relacionados à saúde;
  • Controlar aeroportos, portos, fronteiras e também recintos alfandegados a fim de garantir que haja segurança sanitária dos produtos que saem e entram no Brasil;
  • Monitorar/avaliar riscos para a saúde dos cidadãos, realizando estudos científicos e pesquisas;
  • Informar, além de educar os brasileiros acerca dos riscos e também de como se proteger;
  • Promover uma cooperação internacional nas questões da vigilância sanitária.

Atuação da Anvisa

A atuação da Anvisa se dá em várias áreas da saúde pública, tendo foco na prevenção das doenças, assim como na promoção da saúde;

  • O órgão avalia qual é a segurança, qualidade e também a eficácia dos produtos antes da comercialização no país;
  • Investigação dos eventos adversos – A autarquia investiga os casos das reações adversas a alimentos, medicamentos e demais produtos;
  • Monitoramento das doenças – A Anvisa monitora as ocorrências de doenças no Brasil e implementa as medidas para controle da proliferação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.