Anvisa aprova uso definitivo da vacina da Pfizer; imunizante é o 1° a obter o registro no Brasil

Nesta terça-feira (23), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro definitivo da vacina da Pfizer/Biontech contra a Covid-19.

O imunizante é o primeiro a obter registro sanitário definitivo no Brasil, mas ainda não está disponível no país. A informação foi dada pela própria Anvisa em nota divulgada nesta terça. (Leia a nota no final do texto)

O uso definitivo aprovado pela Anvisa permite que a Pfizer venda doses da vacina contra Covid-19 para aplicação em massa na população brasileira. No entanto, por conta de impasses com o governo federal, um acordo de aquisição da vacina da Pfizer ainda não foi feito.

“Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas.”, disse Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, em nota.

Até o momento, a Anvisa só havia aprovado duas vacinas contra Covid-19, ambas para uso emergencial. São elas: a CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan; e a vacina de Oxford, fabricada pela AstraZeneca e de responsabilidade da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) no Brasil.

O registro definitivo da vacina de Oxford já foi solicitado pela Fiocruz à Anvisa, que ainda não deu resposta.

Nota da Anvisa sobre aprovação da vacina da Pfizer

“Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas.

O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro.
Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas.

Esse é o nosso compromisso.” Diretor-presidente Antonio Barra Torres

Entre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde OPAS), a Anvisa é a primeira a conceder o registro de uma vacina Covid-19, com 7 (sete) locais de fabricação certificados, refletindo a dedicação, planejamento e compromisso da Agência com o combate a pandemia. O registro abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão. Diretora Meiruze Freitas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.