Política da Boa Vizinhança: a estratégia dos EUA

A Política da Boa Vizinhança: um resumo

A Política da Boa Vizinhança foi uma estratégia criada pelo governo norte-americano para se aproximar dos países latino-americanos sem fazer o uso da força.

O assunto aparece com grande frequência nas principais provas do país. Assim, é fundamental que você domine as suas principais características.

A Política da Boa Vizinhança: Definição

A Política da Boa-Vizinhança foi uma política externa idealizadas pelos Estados Unidos durante o governo de Franklin Delano Roosevelt.

A política, criada no ano de 1933, visava principalmente constituir um certo tipo de relações (vantajosas para os EUA) com os países da América Latina.

A Política da Boa Vizinhança: Características

A estratégia da Política da Boa Vizinhança era acabar com qualquer tipo de intervenção militar nos países latino-americanos. Em vez disso, a diplomacia e uma certa forma de aproximação cultural seriam utilizadas. A intenção dos EUA era mudar sua imagem de um país que normalmente se consolidava com o uso da força para aquela de “bom vizinho”. Porém, é claro que por trás dessa política o país tinha intenção de obter vantagens para si.

Alguns países eram os mais visados pelos americanos para uso da Política da Boa Vizinhança. Entre eles, podemos citar, principalmente: Cuba, México, Brasil, Argentina e Venezuela.

A Política da Boa Vizinhança: No Brasil

Na época da Politica da Boa Vizinhança, o presidente do Brasil era Getúlio Vargas.

No ano de 1943, Getúlio se encontrou com Roosevelt na cidade de Natal para discutirem a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.
Ficou acordado, então, que os americanos realizariam
empréstimos para modernizar a indústria brasileira e exportariam produtos dos EUA para o Brasil.

Em troca, o Brasil forneceria matéria-prima para os Estados Unidos e, sobretudo, lutariam ao lado dos Aliados, grupo do qual os EUA faziam parte, na Segunda Guerra Mundial.

É válido destacar que até esse momento o Brasil havia se declarado neutro no conflito.

A Política da Boa Vizinhança: Na Cultura

Além dos acordos realizados com o governo de Vargas, é válido destacar também que a aproximação cultural, parte da Política, foi extremamente utilizada em relação ao Brasil.

Importantes nomes americanos visitaram o país, como o diretor e ator Orson Welles e Walt Disney. Disney criaria, ainda, o personagem Zé Carioca, que se tornaria um símbolo da aproximação entre os dois países.

O Brasil também enviou alguns de seus artistas para os EUA, em uma espécie de troca. Entre os principais, podemos citar Carmen Miranda e Heitor Villa-Lobos, que deveriam colaborar na indústria cinematográfica.

É válido destacar também que, graças a política, o Brasil passaria a ter os EUA como referência cultural. Os hábitos alimentares, por exemplo, foram alterados e alimentos como hambúrgueres e milk-shake passaram a fazer parte do cotidiano brasileiro.

A Política da Boa Vizinhança: Fim da prática

A Política da Boa Vizinhança entraria em desuso no ano de 1946, um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os EUA não mais precisavam do apoio brasileiro. Porém, as influências dos americanos na cultura brasileira permanecessem até hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.