URGENTE: Governo deste estado decreta estado de emergência por causa da GRIPE AVIÁRIA

A doença pode levar à morte

O governo do estado de São Paulo tomou a decisão de decretar estado de emergência para lidar com a propagação da gripe aviária na região. Esse estado de emergência terá validade por um período de 180 dias e foi implementado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento a pedido do Governo Federal.

A medida visa a simplificar os procedimentos e trâmites necessários para a implementação de ações de prevenção e controle da doença enquanto o estado de emergência estiver em vigor. Até o momento, foram registrados 13 casos de gripe aviária no estado de São Paulo, todos identificados em aves silvestres e distribuídos em oito municípios.

O que é a gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta aves selvagens e domésticas. O vírus pode ser transmitido para os humanos por contato direto com aves infectadas ou por meio de contato com fezes, ou secreções.

Os sintomas da gripe aviária em humanos são semelhantes aos da gripe comum, mas podem ser mais graves. Entre os sinais está febre, tosse, dificuldade para respirar, dor de garganta, dores musculares e fadiga. Em casos graves, a gripe aviária pode levar à morte.

Não há tratamento específico, mas as condutas são feitas para aliviar os sintomas e prevenir complicações. Geralmente é preciso repouso, líquidos e medicamentos para aliviar a febre e a dor.

Sintomas

Os sintomas da gripe aviária podem começar de 2 a 10 dias após a exposição ao vírus e incluem:

  • Febre alta (38°C ou mais);
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor de garganta;
  • Dores musculares;
  • Fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea e vômito;
  • Diarreia.
URGENTE: Governo deste estado decreta estado de emergência por causa da GRIPE AVIÁRIA
A doença pode levar à morte – Imagem: Adobe Stock

Validade da emergência por causa da gripe aviária será de 180 dias

A Secretaria de Agricultura enfatiza que o consumo de aves e ovos não é uma forma de transmissão da gripe aviária e ressalta a importância de precauções ao lidar com os animais. É fundamental evitar a manipulação de aves doentes ou mortas sem o uso de equipamento de proteção individual. Além disso, a Defesa Agropecuária deve ser contatada imediatamente em caso de suspeita da doença ou identificação de aves falecidas.

O Brasil registrou os primeiros casos da doença em maio, com a confirmação de oito ocorrências em aves silvestres, sendo sete no Espírito Santo e uma no Rio de Janeiro. Em resposta a essa situação, em 23 de maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária decretou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, com validade de 180 dias.

Além disso, foi determinada uma suspensão por tempo indeterminado de exposições, torneios, feiras e outros eventos que envolvam a aglomeração de aves. Sem contar com a criação de aves ao ar livre, com acesso a áreas sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados no ministério.

Essas medidas buscam conter a propagação da doença e proteger tanto as aves quanto a saúde pública. É importante que as ações de precaução e controle continuem sendo implementadas para evitar uma disseminação mais ampla da gripe aviária.

Como se prevenir

A melhor maneira de prevenir a gripe aviária é evitar o contato com aves infectadas. Caso tenha esse contato, é importante lavar as mãos com frequência e evitar tocar na boca, nariz e olhos.

Se você tiver sintomas de gripe, é importante procurar atendimento médico imediatamente. É importante informar ao médico se você entrou em contato com aves nas últimas semanas. Ademais, aqui estão algumas dicas para se proteger da gripe aviária:

  • Evite o contato com aves selvagens e domésticas;
  • Se você entrar em contato com aves, lave as mãos com frequência;
  • Evite tocar na boca, nariz e olhos;
  • Se você tiver sintomas de gripe, procure atendimento médico imediatamente;
  • Informe ao médico se você entrou em contato com aves nas últimas semanas;
  • Vacine-se contra a gripe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.