Bolsonaro demite toda a diretoria do INMETRO; órgão tem 435 vagas em análise

A declaração de Bolsonaro foi dada na porta de um supermercado no Guarujá (SP), para onde viajou na última sexta-feira, 21 de fevereiro

Neste sábado, 22 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro revelou que decidiu “implodir” o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e anunciou a demissão de toda a diretoria do órgão.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro – é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Economia, que atua com o objetivo de executar as políticas nacionais de metrologia e da qualidade, além de verificar e fiscalizar a observância das normas técnicas e legais, no que se refere às unidades de medida, métodos de medição, medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos.

A declaração de Bolsonaro foi dada na porta de um supermercado no Guarujá (SP), para onde viajou na última sexta-feira, 21 de fevereiro, para passar o feriado de carnaval no Forte dos Andradas, base militar do Exército. A fala do presidente foi dada ao vivo em uma conta de Bolsonaro em uma rede social.

“Implodi o Inmetro. Implodi. Mandei todo mundo embora. Por quê? Há poucos meses assinaram portaria para trocar tacógrafos. Em vez de ser o normal que está aí, inventaram um digital. Ele é aferido de dois em dois anos. Passaram para um. Mandei acabar com isso aí”, declarou.

O tacógrafo é um instrumento que indica e registra dados sobre a condução dos veículos, como distância percorrida, velocidade desenvolvida e tempos de parada e direção.

Segundo o presidente, a portaria do Inmetro iria prejudicar taxistas. “Começou no Rio, não sei se veio para São Paulo, trocar os taxímetros. Mas por quê? Quatrocentos cada um. Os tacógrafos, 1.900. Multiplique por milhões de veículos que mexem com tacógrafos. Táxi só no Rio são 40 mil”, disse.

Uma das alterações a que Bolsonaro fala é uma portaria publicada em agosto de 2019 que prevê uma nova regra para padronização de sensores de velocidade utilizados em taxímetros.

“Não temos que atrapalhar a vida dos outros. É facilitar a vida de quem produz. Os novos taxímetros, faça diferente. Os novos tacógrafos, tudo bem. Agora, tirar do pessoal, trocar, não. Então, o que eu tenho que fazer? Implodir.” Por isso, afirmou, decidiu “cortar a cabeça de todo mundo”. De acordo com Bolsonaro, foram demitidos a “presidente e uma meia dúzia da diretoria”. “Não estou acusando ninguém de fazer nada errado. Mas ficamos com… Foram demitidos mais pelo excesso de zelo. Aí complicou para eu engolir essa iniciativa deles”, declarou.

Concurso do INMETRO

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) aguarda autorização da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, para divulgar a abertura de um novo concurso público para o preenchimento de mais de 400 vagas.

A expectativa é que um aval de autorização do certame seja dado em breve, uma vez que o último concurso aconteceu em 2014. O certame foi solicitado com 435 vagas em diversos cargos.

O concurso INMETRO foi solicitado com oportunidades para os cargos de Assistente em Metrologia e Qualidade (131), Técnico em Metrologia e Qualidade (91), Especialista em Metrologia e Qualidade (13), Pesquisador Tecnologista em Metrologia e Qualidade (139) e Analista em Metrologia e Qualidade (61).

Os cargos de Assistente e Técnico exigem nível médio e/ou curso técnico, enquanto os cargos de analista e pesquisador têm requisito de nível superior. No caso de Especialista será necessário ainda, doutorado de no mínimo dez anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.