Política do Big Stick: resumo para ENEM e vestibulares

A política de Roosevelt

Política do Big Stick: aquilo que você precisa saber para ENEM e vestibulares

A chamada “Política do Big Stick” foi utilizada pelos americanos para consolidar os EUA como um líder mundial.

O assunto é abordado com frequência por questões de história geral, principalmente nos mais variados vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a Política do Big Stick. Confira!

A Política do Big Stick: definição

A Política do Big Stick (Política do “Grande Porrete”, em português) foi usada pela primeira vez por Theodore Roosevelt durante o seu governo como presidente dos Estados Unidos.

No início do século XX, justamente durante o governo de Roosevelt, os EUA desejavam se tornar uma potência mundial. Eles precisavam encontrar um meio de se impor ainda mais sobre as nações mais fracas do continente americano: e assim surgiu a Política do Big Stick.

A política se ocupava das relações externas dos Estados Unidos durante o governo de Roosevelt, bem como do estilo adotado na resolução de conflitos diplomáticos.

Em um discurso ocorrido no ano de 1901, Roosevelt afirma, sobre a nova política: “com uma fala macia e um grande porrete, você vai longe”. O discurso explica exatamente o que foi a Política do Big Stick: os Estados Unidos manteriam uma relação amistosa com os países pelos quais eles possuíssem interesse. Porém, caso fossem contrariados, usariam a força.

A Política do Big Stick: Doutrina Monroe

O presidente Roosevelt era adepto da doutrina Monroe e de seu principal lema (América era para os americanos). Devemos nos lembrar de que ainda no início do século XX, existia o receio de que os europeus pudessem tentar dominar certas áreas estratégicas do continente americano para agir de acordo com os próprios interesses nessas regiões.

Dessa forma, o presidente americano decidiu agir, investindo no exército do país, o qual seria exibido para causar medo àqueles que ousassem se opor aos americanos.

A Política do Big Stick: Canal do Panamá

A construção do canal do Panamá era fundamental para os americanos, uma vez que com o canal os EUA consolidariam a sua posição como liderança no continente americano e poderiam transitar de um oceano para outro rapidamente, facilitando o comércio.

O problema era que nenhum país queria o compromisso de construir o canal. Assim, os EUA adotaram uma nova estratégia: eles reconheceriam a independência do Panamá se, em troca, o país construísse o canal concedesse seu controle aos americanos por cem anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.