Mais uma oportunidade para Polícia Penal. Portanto, se você estiver interessado, saiba que são 400 vagas. Com isso, veja quem pode se inscrever.
Não deixe de conferir.
Já está disponível o edital do concurso para a Polícia Penal do Piauí (PI), uma oportunidade aguardada por muitos. São 400 vagas para o cargo de policial penal, divididas entre diferentes grupos:
Veja a seguir os requisitos:
O processo de seleção para o concurso da Polícia Penal do Piauí (PI) consistirá em cinco etapas, conforme descrito abaixo:
1ª Etapa – Exame de Conhecimento: Esta fase compreenderá Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Dissertativa, tendo caráter classificatório e habilitatório.
2ª Etapa – Exame de Saúde (Médico/Odontológico): Será realizada uma avaliação médica e odontológica, de caráter habilitatório, para garantir a aptidão física dos candidatos.
3ª Etapa – Exame de Aptidão Física: Nesta etapa, os candidatos serão submetidos a testes físicos para verificar sua capacidade física, sendo também de caráter habilitatório.
4ª Etapa – Exame Psicológico: Avaliação psicológica dos candidatos, com o objetivo de analisar sua aptidão para o exercício das funções, também de caráter habilitatório.
5ª Etapa – Investigação Social: Realização de uma investigação para averiguar a conduta social e idoneidade moral dos candidatos, sendo esta etapa de caráter habilitatório.
Os candidatos serão avaliados na próxima etapa, que terá duração de 5 horas e será de caráter eliminatório e classificatório. A prova consistirá de 60 questões do tipo múltipla escolha, com 5 alternativas cada, sendo uma correta.
Os temas abordados serão distribuídos entre Conhecimentos Básicos e Específicos.
Nas questões de Conhecimentos Básicos, serão avaliados aspectos como Língua Portuguesa, Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí, Noções de Administração e Noções de Informática.
Já nas questões de Conhecimentos Específicos, serão abordados temas como Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Direitos Humanos, Legislação Especial e Legislação Estadual.
Serão considerados aptos para a próxima fase os candidatos que atenderem simultaneamente aos seguintes critérios:
a) Alcançar uma pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos da Prova Escrita Objetiva (48 pontos);
b) Obter, no mínimo, 50% do total de pontos em cada matéria, tanto em Conhecimentos Básicos quanto em Específicos;
c) Dentro do limite estabelecido no edital, respeitando empates na última posição, estar dentro do máximo de 02 vezes o quantitativo estipulado.
O concurso vai ter redaçao. O texto deve ter entre 20 e 30 linhas. Quem zerar será pelos seguintes motivos:
Os interessados poderão se inscrever no período de 11 a 27 de março, no site da banca organizadora, NUCEPE, ao custo de R$ 80,00.