O Pensar Cursos está ofertando 1400 cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento. Os cursos são divididos nos segmentos de Administração, Agricultura e Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo, Arte e Entretenimento, Casa e Jardim, Ciências Humanas, Comunicação e Marketing, Concursos Públicos, Culinária e Gastronomia, Desenvolvimento Pessoal, Direito , Economia e Negócios, Educação, Estética e Beleza, Gestão e Liderança, Idiomas, Informática, Medicina e Saúde, Profissões, Religião e Segurança e Prevenção.
É o site de cursos online mais acessado do Brasil e contempla mais de 1 milhão de alunos já matriculados. A marca Pensar Cursos conta em sua publicidade com artistas consagrados, como Rodrigo Faro e Jojo Todynho.
Analisamos alguns cursos e histórico do site, sem qualquer registro de algo negativo. Além do que todos cursos são gratuitos e não há risco do usuário perder algum dinheiro. Ressaltando que apenas para emissão do certificado (que é opcional), é cobrada uma pequena taxa administrativa (R$15.90 a R$69.90). Em contato com o Pensar Cursos, informaram que tal taxa é para ajudar na manutenção do site, pagamento de professores, funcionários e etc. Mas pelo fato de não ter qualquer obrigatoriedade de pagamento, o site realmente pode ser classificado como gratuito, visto que, por exemplo, o aluno pode usufruir de centenas de cursos sem qualquer pagamento.
Veja Comentários de quem já realizou cursos no Pensar Cursos: clique aqui
Os cursos deles são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação. Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior. Ou seja, para Cursos Livres não há obrigatoriedade de reconhecimento pelo MEC.
Os certificados seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.
Ressaltamos que os Certificados emitidos pelo PENSAR CURSOS NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.
O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.
É bem simples, acesse o site do Pensar Cursos e escolha o curso desejado e clique em MATRICULAR. Logo após realizará um pequeno cadastro com seus dados pessoais e já poderá iniciar os estudos.