Plataforma oferece 20 mil vagas gratuitas para alunos de escolas públicas estudarem para o ENEM

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) anunciou que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) devem acontecer nos dias 21 e 28 de novembro.

Em um momento no qual a educação no Brasil pode retroceder até quatro anos em decorrência da pandemia, de acordo com o estudo do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona, o país demanda iniciativas concretas que possam auxiliar o estudante.

O mapeamento da Fundação Lemann mostra, inclusive, que o contexto de ausência de aulas pode se transformar em um impeditivo para o ingresso no ensino superior.

Como parte da missão de contribuir para a melhoria da qualidade da educação nacional, a Geekie anuncia a renovação do programa de bolsas gratuitas para 20 mil alunos de escolas públicas. O benefício inclui alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://materiais.geekie.com.br/bolsas-geekiegames.

Em 2020, os desafios enfrentados pelos alunos de escolas públicas inspiraram a Geekie a desenvolver a iniciativa que ganha a sua segunda edição neste ano. A plataforma Geekie Games permite ao estudante fazer um diagnóstico personalizado e gera um plano de estudos com base nas disciplinas e nos temas que o aluno tem mais dificuldade.

Essa análise resulta na recomendação de conteúdos essenciais para aprimorar o desempenho do estudante, principalmente em disciplinas sequenciais como Matemática, Química e Física, nas quais o conhecimento é construído a partir de outro prévio.

Em 2016, Geekie Games foi selecionado como a ferramenta de estudos oficial para o ENEM e contou com o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Como o curso gratuito para o Enem funciona?

O primeiro passo é, na plataforma Geekie Games, fazer o simulado a partir de uma prova elaborada nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio; com o resultado é possível obter uma série de informações sobre como o estudante respondeu o conjunto de questões.

Os dados de vários estudantes juntos, ao serem submetidos a uma análise, apresentam evidências se o candidato realmente aprendeu algo ao longo da avaliação, se chutou (respondeu ao acaso) a maior parte das questões de forma aleatória ou se apresentou queda em seu desempenho ao longo do tempo da prova.

Esses dados são reunidos para alimentar um algoritmo – um código programado em uma máquina, de forma simplificada e superficial – baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI)que é uma modelagem estatística, empregada no cálculo da nota do Enem, que permite estimar a proficiência de um aluno e compará-la entre avaliações diferentes.

Ao final do simulado, o estudante tem uma nota estimada – sendo cada uma para os quatro braços latentes na matriz do ENEM. Com isso, pode comparar o resultado obtido com a nota de corte no curso e na universidade pretendidos.

A partir do diagnóstico baseado nesse desempenho, Geekie Games produz um roteiro de estudos personalizado. São mais de 640 aulas alinhadas à matriz curricular do ENEM, cobrindo 400 tópicos em nove disciplinas e redação; são vídeos, textos, mais de 5.700 exercícios e resumos de aula.

E então, gostou da oportunidade? Compartilhe com quem precisa saber disso.

Não deixe de ler também – Atualidades no ENEM 2021: quais serão os assuntos cobrados?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.