A plataforma digital educacional De Criança para Criança (DCPC) já desenvolveu mais de 800 animações a partir do protagonismo infantil dentro das salas de aula, além de 132 filmes produzidos em libras e áudio descrição.
Todos os conteúdos estão disponíveis gratuitamente no canal do YouTube e na EncicloKids, a enciclopédia de animações do DCPC que as escolas, professores, pais e alunos podem acessar de onde estiver.
No acervo da EncicloKids, os vídeos estão organizados em disciplinas e podem ser usados em sala de aula como material didático, direcionados para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II.
Desde as matérias básicas, como Português, História, Matemática, Geografia e Ciências, a temáticas mais abrangentes, como Idiomas, Ecologia, Inclusão, Saúde, Social e Fantasia são encontradas no catálogo.
Dicas para aulas remotas, sentimentos, alimentação, brincadeiras, rimas, aventuras, sonhos, jogos e outros são alguns dos assuntos disponíveis no canal do YouTube do DCPC.
A diversidade de temas abordados possibilita que as crianças se inspirem e possam aprender de igual para igual, com uma linguagem adequada para a sua faixa etária e de forma lúdica, retendo mais informação e conhecimento.
Todos os conteúdos são criados a partir da aplicação da metodologia Criando Juntos, onde crianças criam histórias, desenham personagens e cenários sob a mediação e orientação do professor.
A plataforma colaborativa do DCPC é por onde tramitam todo esse material produzido e o resultado é uma linda animação. A metodologia está em conformidade com todas as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Segundo a ONG HundrED, baseada na Finlândia, o Criando Juntos está entre as 100 mais brilhantes inovações mundiais para a educação.
A proposta da startup é fazer com que as crianças sejam protagonistas da aprendizagem e que retenham mais o conteúdo da matéria dada em sala de aula.
Acesse o portal: EncicloKids – enciclopédia de animações do DCPC,
Fonte: Assessoria de Imprensa – DCPC.
E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Auxílio: milhões ainda não conseguiram entrar em nenhum programa social.