Construir bons planos para o futuro não é tarefa fácil. Muito da nossa vida fica em evidência quando pensamos no que acontecerá daqui a uma década. Será que daremos conta de tudo? Como será a nossa vida financeira? E a nossa vida amorosa?
As dúvidas podem ser diversas. Ao mesmo tempo, começar a traçar alguns potenciais objetivos pode ser algo interessante. Afinal, aumentam-se as chances de termos um norte mais certo para a nossa trajetória, reduzindo, inclusive, a sensação de ansiedade com relação ao que pode acontecer.
Desse modo, trouxemos algumas dicas e considerações úteis sobre essa temática. Acompanhe-nos.
Antes de pensarmos em possibilidades que podemos considerar na hora de elaborarmos metas e objetivos para a vida, queremos que você reflita um pouquinho. Você tem planos para o futuro? Até hoje, você já cumpriu algum plano que foi feito no passado? Já concluiu algo que foi importante outrora, e que hoje é uma recompensa em sua vida?
E com relação ao que acontecerá de agora em diante… Você tem metas e objetivos? Se sim, quais? Em quanto tempo serão alcançados? De que modo?
Essas e outras perguntas podem ser um bom ponto de partida. Inclusive, colocar as respostas no papel pode ajudar a traçar o seu real plano para o futuro.
Agora que você já pôde refletir um pouco mais sobre os seus planos, veja as nossas sugestões de ações que podem ajudar na hora de montar um plano novo – ou aprimorar algo que já existe:
Pare, por alguns minutos, para pensar no seu futuro ideal. Imagine-se morando onde deseja morar, vivendo experiências que sonha em viver, e assim por diante. Para ser mais específico, tente escrever como seria um dia ideal dentro desse futuro. O que você faria ao acordar? E depois? Onde iria almoçar? E com quem?
Esse tipo de exercício pode nos ajudar a pensar nos mínimos detalhes sobre o futuro que você deseja atingir. São esses detalhes que poderão ser as suas metas, mais tarde, na hora de montar planos para o futuro.
Quais passos devem ser dados no curto, médio e longo prazo para atingir o futuro ideal que você imaginou? Por exemplo, se você quer o emprego X, o que precisa estudar e aprimorar para alcançá-lo? Quais atitudes deverá tomar para conseguir colocar tudo em prática? Pense sobre isso.
Por fim, trace as metas de acordo com os passos que você analisou e considerou acima. Essas metas precisam de prazos claros e organizados, para que os seus planos para o futuro não se transformem em algo que, apenas, fique “no esquecimento” da procrastinação.
Sendo assim, elabore um passo a passo para cada transformação que deseja atingir, focando no que deve ser feito no aqui e agora e iniciando os primeiros passos. Assim, um passo de cada vez e você estará saindo do lugar, rumo ao que foi traçado nos seus planos.
Boa sorte!