Os planos para o fim de ano no trabalho podem contribuir para o fechamento anual de uma forma mais positiva, organizada e, inclusive, motivadora. Afinal, perceber que determinadas metas foram atingidas, ainda na reta final do ano, é algo que pode elevar o nosso bem-estar frente à grande lista de tarefas que sempre temos pela frente.
Pensando nisso, propusemos-nos, neste conteúdo, apresentar dicas e reflexões que podem ajudar você nesse planejamento tão importante. Acompanhe e saiba mais.
As nossas dicas para montar os seus planos para o fim de ano no trabalho partem da ideia central de analisar as metas iniciais, ver o que foi atingido e o que não foi, bem como o que ainda pode ser desenvolvido antes de encerrar os doze meses. Veja, com mais detalhes, essas e outras considerações:
Para pensar nos planos para o fim de ano no trabalho, é interessante reservar um momento para fazer a análise dos resultados obtidos até aqui. Porém, além disso, é importante considerar quais eram os resultados esperados para 2022.
Por isso, acesse a sua lista de metas, que pode ter sido feita no fim do ano passado ou em janeiro deste ano, a fim de ter métricas suficientes para analisar até que ponto você conseguiu atingir resultados que esperava alcançar.
Anote tudo que foi atingido em tempo hábil e com maestria.
Depois de analisar o que foi alcançado, lembre-se também de verificar aquelas metas que foram deixadas um pouco de lado e que não foram alcançadas da forma como você gostaria. Verifique o que pode ter impedido que tais resultados fossem atingidos, anotando tudo.
Existem metas não atingidas que ainda podem ser alcançadas antes do término do ano? Verifique isso. Às vezes, os seus planos para o fim de ano no trabalho podem estar associados a esses objetivos que ficaram um pouco de lado.
Se grandes metas ainda não foram atingidas, divida-as em passos. Quais desses passos ainda cabem no ano de 2022? Eles também podem entrar no seu plano!
Isto é, você não precisa construir metas que serão atingidas no último dia de 2022, mas, sim, pode estabelecer objetivos que têm a oportunidade de ter algumas de suas etapas atingidas este ano, enquanto outras ficarão para o ano que vem.
O importante é dar passos certos rumo aos seus planos de curto, médio e longo prazo. 😉
Cuidado para não criar passos e metas mirabolantes, hein? Quando estiver fazendo os seus planos para o fim de ano no trabalho, considere analisar o que realmente está ao seu alcance e sob o seu controle.
Respeitar os limites de tempo, bem como compreender que nem sempre conseguiremos concluir tudo o que planejamos para o nosso ano, são ações que diminuem a pressão de querer “ser perfeito” o tempo todo.
Aceite que nem tudo sai como gostaríamos, e faça planos reais e atingíveis para você.
Boa sorte!