O plano de trabalho estabelece as linhas estratégicas nas quais a pequena empresa ou o empreendimento recente concentra sua atenção para o seu desenvolvimento futuro. No local de trabalho, esse plano é o prelúdio para o cumprimento dos objetivos empresariais. Mas, como criá-lo de forma realista e eficaz?
O plano de trabalho é um programa estratégico formado por um conjunto de processos por meio dos quais uma equipe pode identificar objetivos e alcançá-los. Assim, não serve apenas para avaliar o processo ou antecipar possíveis incidentes. É uma ferramenta de enorme utilidade na gestão e na tomada de decisões.
Os planos de trabalho são especialmente úteis para pequenas empresas e trabalhadores autônomos. Faz-se especialmente necessário quando os empreendedores desejam participar de suas operações diárias.
Como citado, o plano de trabalho é a ferramenta fundamental para a definição dos objetivos de negócio. Faz-se isso a partir da determinação de um diagnóstico real da situação da empresa.
Embora não exista uma fórmula única para elaborá-lo, visto que cada caso é diferente, existem algumas diretrizes que todas as empresas podem aplicar. Nesta matéria, iremos comentar 3 etapas simples de desenvolvimento e criação para te ajudar no processo.
De um modo geral, os planos de trabalho são recursos organizacionais de tarefas, seja a nível empresarial, acadêmico ou individual. Mas, quando falamos em planos de trabalho para as empresas, estes podem ser definidos de forma diferente.
São documentos que determinam e registram exercícios e ações, bem como tarefas preventivas que otimizam a gestão do negócio. Em última análise, a situação das contas dos empreendimentos trabalhadores independentes melhora.
Embora os planos de trabalho sejam apresentados como a melhor solução para manter a equipe organizada em todas as fases de um projeto, nem todas as empresas os fazem. Mas, embora sem ele certos objetivos possam ser alcançados, é muito provável que não sejam totalmente bem-sucedidos. Portanto, essa opção garante que as possibilidades de cumprir os planos de forma eficiente se multipliquem.
Não podemos esquecer que o plano de trabalho é uma bússola para orientar a administração e os colaboradores no alcance dos objetivos empresariais. Pois, a partir das linhas de trabalho definidas, é possível:
Quer por não saberem por onde começar, quer por subestimar a sua eficácia, muitas pequenas empresas ou autônomos não valorizam a possibilidade de conceber planos de trabalho. Portanto, abaixo, detalhamos como criar algo substancial, de forma simples, útil e realista.
No âmbito empresarial, o plano de trabalho auxilia as áreas a saber em quais projetos trabalharão nos próximos meses. Ademais, isso se dá no curto, médio ou longo prazo. Normalmente, esses planos são determinados nas seguintes situações:
Softwares de última geração, baseados em “bussiness inteligente”, oferecem ao usuário informações atualizadas. Além disso, são também informações de grande utilidade para a implementação de planejamentos viáveis.
Para criar planos de trabalho úteis, assim como profissionais, é importante escrever uma introdução e um histórico. Com essas informações no papel, a gerência obtém uma visão contextualizada do plano.
Como resultado, é mais fácil transmitir o que se deseja alcançar para a equipe, mas também facilita a sincronização de todos os departamentos. Por exemplo:
A determinação de tarefas e objetivos é a alma do plano de trabalho, devendo incluir os seguintes pontos:
Uma fórmula amplamente utilizada pelas empresas para a determinação de objetivos é o diagrama de Gantt. Pois, este é um gráfico que mostra a lista de tarefas e o tempo concedido para realizá-las. O diagrama de Gantt permite:
Como você pode ver, um plano de trabalho é a forma ideal de definir objetivos de negócios e otimizar resultados. Essa é uma ajuda extra para começar a crescer o empreendimento sem pontas soltas.