Com o crescimento da tecnologia e a crise devido a pandemia do coronavírus, um plano de redução de custos tornou-se necessária para muitas empresas.
Modificado assim a forma de se portar das empresas, os empreendedores precisaram mudar a forma de olhar internamente para a empresa, além da forma de olhar para o cliente.
Processo esse para conseguir se destacar dos concorrentes. Com isso, criar um plano de redução de custos tornou-se fundamental.
O plano de redução de custos ajuda a identificar desperdícios e as atividades que não estão gerando os resultados esperados.
Vale lembrar antes de tudo que um plano de redução de custos é fundamental para o bom funcionamento de qualquer estrutura organizacional, seja ela pequena, média ou grande empresa.
Ele conecta objetivos e benefícios, buscando a melhor técnica financeira e técnica do negócio.
Uma das vantagens do plano de redução de custo é a organização, ajudando a antecipar uma necessidade, determinando os investimentos que devem ser repensados, ao invés de demitir um funcionário por exemplo, para reduzir custo.
Outros benefícios são:
Para ajudar nessa redução vamos dar alguns exemplos de custos que podem ser analisados:
Antes de tudo verifique quais tipos de ligações são mais realizadas pela empresa, locais ou interurbanas? Fixo ou celular? Hoje em dia as empresas de telefonias oferecem diversos tipos de serviços que podem se encaixar no perfil da sua empresa.
Já no caso da internet, verifique quantos computadores, e qual o uso dela na empresa toda, dependendo do pacote que você precisa, pode ser negociado um bom desconto com a operadora.
A necessidade de imprimir documentos está cada vez menos constantes. Com tanta tecnologia é possível arquivar e manter a maioria de documentos armazenados digitalmente.
Com isso, utilize a impressão somente o necessário, economizando assim material como papel, tinta de impressora, e até mesmo gastando menos energia com o uso da impressora.
Antes de demitir um funcionário analise se realmente essa troca será necessária, pois além do custo de demissão, terá também os custos com a nova contratação, treinamentos para o funcionário novo entre outros.
Portanto, vale a pena as vezes reciclar o funcionário que já está na empresa, investir em treinamento, ou até mesmo mudar um colaborador de setor para outra função, do que admitir um novo.
Ao negociar com um fornecedor o valor de um produto, atente-se também ao valor de frete que será lhe ofertado. Pois pode ser que o produto acabe saindo mais caro para você e automaticamente interferindo no preço que será revertido ao seu cliente.
Vale a pena cotar e pesquisar bem valores e fretes antes de fechar negócios com fornecedores.
Então para tomar as decisões corretas ao elaborar um plano é preciso que analise os custos atuais, defina metas para a redução de custos, coloque em ação os planos estipulados sem esquecer de monitorar todas essas ações.